Novidades no Hospital Santa Catarina

Postado por admin

No fim de 2013, o Hospital Santa Catarina apresentou aos seus colaboradores o novo Serviço de Diagnóstico em Mastologia e o novo local onde está localizado o Serviço de Endoscopia. Confira mais informações desta etapa de crescimento da nossa Instituição.

Serviço de Diagnóstico em Mastologia

Para realizar exames de mamografia, a Instituição utilizava um mamógrafo analógico. Hoje, para que este exame seja realizado com a melhor qualidade possível, foi criado o Serviço de Diagnóstico em Mastologia do Hospital Santa Catarina a partir da aquisição de um mamógrafo digital com tomossíntese, que proporciona exames mais seguros e eficientes.

A tomossíntese permite realizar o diagnóstico por meio de imagem tridimensional da mama, enquanto a mamografia convencional é bidimensional. As imagens são capturadas em diferentes angulações da mama e processadas em cortes de até um milímetro de espessura, o que reduz a necessidade de repetir os exames. Assim, o rastreamento de tumores torna-se mais eficiente e precioso.

“Hoje, segundo informações do fabricante do aparelho, este mamógrafo digital com tomossíntese existe apenas em quatro hospitais no Estado de São Paulo e em 12 no Brasil. É um equipamento multifuncional de ponta, o que há de melhor disponível no mercado”, explica Lindomar Cruz, Coordenador do Centro de Medicina Diagnóstica.

O Serviço de Diagnóstico em Mastologia do Hospital Santa Catarina começou a atender pacientes em novembro e está localizado no térreo do bloco B, dentro do CDI. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. As colaboradoras da Instituição podem realizar o exame aqui, pois o convênio Bradesco (apartamento e enfermaria) oferece cobertura.

 

Câncer de mama em números

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

Fonte: http://www.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama

 

Serviço de Endoscopia

Desde a década de 70, o Hospital Santa Catarina realiza procedimentos de endoscopia. Em São Paulo, foi pioneiro nessa área, como um dos primeiros hospitais a ter um espaço dedicado à endoscopia.

Em novembro de 2013, este serviço passou a atender os pacientes em nova localização, no segundo andar do bloco F. “O Serviço de Endoscopia do Hospital Santa Catarina é um dos mais antigos de São Paulo. Já esteve em diversos locais na Instituição e, agora, está em uma área definitiva, mais confortável e moderna”, conta Lindomar Cruz, Coordenador do Centro de Medicina Diagnóstica. São quatro salas para exames de endoscopia e colonoscopia, cinco salas de preparo e 12 espaçosos locais de repouso, garantindo a privacidade dos pacientes após o procedimento. Também foram adquiridos novos equipamentos.

 

O novo espaço está adaptado de acordo com as normas da Vigilância Sanitária e a expectativa é de elevar o número de pessoas atendidas. “O nosso serviço de endoscopia realiza exames endoscópicos do aparelho digestivo, das vias biliares e das vias aéreas. Com este novo espaço e a aquisição de novos equipamentos, o Hospital Santa Catarina se equipara aos principais hospitais de São Paulo para a realização destes procedimentos endoscópicos”, comenta o Dr. Carlos Cappellanes, médico responsável pela área.

Localizado no 2º andar do bloco F, o Serviço de Endoscopia atende pacientes de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 15h.

 

Você sabia?

  • Para realizar a endoscopia, é preciso utilizar um endoscópio, um tubo fino e flexível com lentes e luz próprias que possibilita visualizar órgãos internos em um monitor de vídeo.
  • Por meio de procedimentos de endoscopia é possível fazer o diagnóstico de tumores, localizar e caracterizar lesões, realizar biópsia e ajudar no planejamento de cirurgias.
  • O novo espaço da endoscopia recebeu o nome da Irmã Cornélia Bento de Macedo, que se dedicou por muitos anos a este serviço na Instituição.

2014.01.31



1 Comentário

1.060 Visualizações

  1. Sonia Maria de Almeida Lima disse:

    Parabéns a todos!

Deixe um comentário :