Novidades no HEAT

Postado por admin

Em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção de Acidente de Trabalho, que acontece no dia 27 de julho, o Hospital Estadual Alberto Torres promoveu, de 28 a 31 de julho, uma série de palestras sobre o tema. A atividade aconteceu no Centro de Estudos da unidade com o total de oito turmas durante o dia e teve como objetivo conscientizar os colaboradores de que é essencial trabalhar com segurança.

Durante a palestra os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), o que é e para que serve a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e a importância de abrir um Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT) em caso de acidentes durante o expediente. A atividade também buscou mostrar a importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como evitar e prevenir acidentes com material biológico e ratificar a necessidade do cumprimento da NR 32.

Ao final da apresentação, os presentes assistiram a vídeos com situações com material perfurocortante já que dos 42 acidentes registrados no HEAT nos últimos seis meses, 21 foram oriundos de acidentes com agulhas, escalpes, entre outros.

Curso sobre doação de órgãos e transplantes

O Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT) promoveu dia 21 de julho, o Curso Básico Sobre Doação de Órgãos e Transplantes, realizado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), em parceria com Programa Estadual de Transplantes (PET).

O evento aconteceu no Espaço de Convivência do Centro de Trauma e foi ministrado pela assistente social Priscila Paura e pelo médico André Albuquerque. Foram abordados temas como, o processo de doação e transplantes, morte encefálica, identificação e manutenção de um possível doador e o acolhimento ao familiar. Para o coordenador do CIHDOTT do HEAT, dr.Sandro Montezano, o evento teve dupla função: capacitar e sensibilizar. “Apesar de ser uma manhã, conseguimos instruir nossa equipe sobre como proceder e mostrar a importância dessa atividade para a vida de outros pacientes”, disse Sandro, que no final do evento fez questão de agradecer a presença e também a colaboração cotidiana dos funcionários.

Ao todo, mais de 80 profissionais da assistência do HEAT e dos Hospitais Estaduais Azevedo Lima, João Baptista Caffaro e Pedro Ernesto participaram do evento, que teve a duração de três horas e meia.

Pediatria recebe contadores de histórias 

Os pacientes internados na Pediatria do Hospital Estadual Alberto Torres tiveram uma tarde animada na última quarta-feira, 23 de julho. Os Doutores da Alegria promoveram o espetáculo Palavras Andantes, do grupo Tapetes Contadores de História, que aconteceu na Brinquedoteca da unidade.

Durante o evento, cerca de 20 usuários ouviram quatro histórias contadas com tapetes artesanais que formavam cenários e personagens feitos de tecidos, vindos das literaturas africanas, argentinas e brasileiras. “Escolhemos histórias que motivam o bem estar, que gostamos de contar”, disse a contadora de histórias Rosana Reátegui, participante do grupo.

O grupo Tapetes Contadores de História faz parte do projeto Plateias Hospitalares, uma parceria dos Doutores da Alegria com a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. O projeto acontece no HEAT há cinco anos.

2014.08.20



Sem Comentários

470 Visualizações

Deixe um comentário :