Novembro Azul: confira ações das Casas ACSC

Postado por admin

No mês dedicado aos homens, as Casas da ACSC se mobilizaram para marcar o Novembro Azul e incentivar o cuidado, não só com o câncer de próstata, mas, também, com a saúde do homem no geral.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás do câncer de pele em números de casos diagnosticados. Os exames de rastreamento indicados são a dosagem do PSA e o toque retal. Ambos possibilitam o diagnóstico precoce e o tratamento imediato da doença.

A área corporativa de Gestão de Pessoas promoveu o “Plantão Novembro Azul”, data estipulada para reforçar o engajamento dos colaboradores, que se vestiram de azul, no combate ao câncer de próstata.

Confira como cada Casa contribuiu para marcar o mês:

 

Hospital São José (RJ)

No último dia 23, o Hospital São José (RJ) aderiu ao Plantão Novembro Azul. A ação, promovida pela ACSC – Associação Congregação de Santa Catarina em todas as Casas, convocou os colaboradores a usarem uma peça azul em referência à campanha de prevenção contra o câncer de próstata. Na ocasião, a equipe de Gestão de Pessoas distribuiu uma bolsa de brinde aos homens.

Também em alusão à campanha, alguns dos colaboradores da Infraestrutura deixaram crescer seus bigodes – símbolo do movimento Novembro Azul. Além disso, diversos profissionais vestiram a camisa azul da 5ª Caminhada contra o Câncer de Mama e de Próstata, realizada pelo HSJ no dia 4/11, em apoio à tradicional iniciativa da Instituição.

 

AME Itapevi (SP)

Foram entregues aos colaboradores laços azuis e, em especial, aos homens, foram entregues sacolas estampadas com o símbolo da campanha Novembro Azul. A ação foi realizada pelos colaboradores Gildênia Oliveira (Gestão da Qualidade/Comunicação) e Raimundo Balbino (Segurança do Trabalho), ambos membros da CIPA.

O último dia 17 foi escolhido como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O movimento foi criado com o intuito de conscientizar e combater a doença, assim como romper o preconceito que é imposto a esse tipo de câncer.

Em prol dessa data, no dia 22, membros da Comissão de Humanização e CIPA apresentaram aos colaboradores uma paródia em alusão ao Câncer de Próstata. Com uma letra divertida e uma dança descontraída, os participantes entraram no ritmo da Campanha. Ao final da apresentação, foram entregues folders de conscientização explicando sobre o câncer, os exames que são realizados para detectar a doença e como se prevenir.

 

Escola Santa Catarina (ES)

A Escola Santa Catarina, bem como apoiou a campanhas Outubro Rosa, arrecadando lenços e vestindo a cor, agora, apoia a campanha Novembro Azul.

No último dia 27, o gesto solidário se repetiu. Colaboradores e alunos vieram para a escola usando uma peça de vestuário ou acessório azul, em solidariedade a todos os homens que lutam contra o câncer de próstata. Essas ações reforçam a união das Casas no combate à doença.

 

Casa de Saúde São José (RJ)

A Casa de Saúde São José (RJ) promoveu, no dia 21, uma ação de conscientização organizada pelo grupo Modelo Assistencial de Enfermagem (MAE) com todos os colaboradores, no auditório Leônidas Côrtes. O Dr. Henrique Rodrigues apresentou aos presentes a palestra “Novembro Azul: a prevenção sempre é o melhor caminho” e falou sobre a importância dos homens estarem sempre informados e se prevenirem contra a doença por meio de consultas regulares e exames periódicos.

 

OS-Santa Catarina (SP)

A OS-Santa Catarina, através de Unidades Básicas de Saúde locais, realizou diversas ações alusivas ao Novembro Azul e à saúde do homem.

– UBS Jardim Niterói

No sábado, dia24, a UBS Jardim Niterói, administrada pela OS-Santa Catarina, realizou uma ação de prevenção da saúde do homem. Houve a participação de enfermeiros, médicos e dentistas para orientação, consultas e exames preventivos. A ação contou também com os auxiliares de enfermagem aferindo pressão, verificando a glicose e vacinando a população. Foi, também, o dia de Intensificação das Ações de Prevenção das Arboviroses.

– UBS Jardim Selma

Também no sábado, a UBS Jardim Selma realizou uma ação para abordagem da saúde do homem, com orientações de autocuidado, prevenção de CA e higiene bucal. Aproveitando a campanha de vacinação, foi alcançado um número maior de usuários que contaram com palestras, consultas e orientações com médicos, enfermeiros e equipe de odontologia.

-UBS Vila Joaniza

Para alertar sobre a importância do cuidado com a saúde do homem, a UBS Integrada Vila Joaniza organizou um dia de palestras e atividades para os usuários sanarem suas dúvidas sobre prevenção do câncer de próstata. Com muita alegria e diversão os colaboradores usaram bigode, símbolo adotado para a campanhas em todo o mundo.

– UBS Umuarama

Na intervenção Novembro Azul na UBS Umuarama, os profissionais da equipe de saúde do idoso promoveram uma roda de conversa para orientar e solicitar exames preventivos dos idosos no centro de acolhida do território.

 

Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (RJ)

O HCNSC realizou um ciclo de bate-papo com os colaboradores. No dia 13, aconteceu a primeira roda de conversa, ministrada pela supervisora de Enfermagem da Casa, Monique Raimundo Gaspar do Santos. Durante o bate-papo, Monique contou como surgiu a Campanha Novembro Azul e falou sobre exames de prevenção da doença. No segundo dia de conversa, dia 14, o Dr. Tiago Rivello Elmor, Urologista do HC, abordou o tema: Rastreamento do Câncer de Próstata.

 

Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC)

O Hospital Nossa Senhora da Conceição também apoiou o movimento e pediu aos seus colaboradores e médicos que vestissem azul. Confira as fotos que registraram o momento.

 

Administração Corporativa (SP)

Na última sexta-feira (23/11), os colaboradores da Administração Corporativa trabalharam de azul como forma de reforçar a conscientização sobre o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e o movimento do Novembro Azul. Na ocasião, os colaboradores receberam um brinde da área de Gestão de Pessoas, que integra uma campanha sobre a importância da realização de exames preventivos e cuidados com a saúde.

2018.12.03



Sem Comentários

227 Visualizações

Deixe um comentário :