Nova metodologia terapêutica na Cardiologia Intervencionista do HSI

Postado por admin

O setor de Hemodinâmica do Hospital Santa Isabel (SC) aplicou em um paciente uma nova metodologia terapêutica na Cardiologia Intervencionista. Chamado TAVI ou implante percutâneo valvar aórtico, este procedimento, ainda pouco divulgado e inédito na região, serve para atender pacientes portadores de estenose aórtica (EAo) grave com contraindicação à cirurgia de troca valvar ou que presentam um alto risco cirúrgico. Estenose aórtica é um estreitamento da válvula aórtica, que permite o fluxo de sangue desde o ventrículo esquerdo do coração até a aorta, e dela para o corpo.

Os doentes com estenose da válvula aórtica têm um risco acrescido de morte súbita e, sendo assim, a cirurgia de substituição da válvula aórtica se faz necessária, permitindo uma melhoria sintomática e um ganho de sobrevida. Infelizmente, nem todos os pacientes portadores desta doença grave sobreviveriam a um procedimento cirúrgico comum, onde é necessário abrir o tórax do paciente para realizar o procedimento de implante de uma válvula.

A nova metodologia compreende a introdução de um cateter na virilha do paciente que permite o acesso ao coração e o implante de uma nova válvula. Menos invasivo e agressivo, o procedimento apresenta menores riscos à segurança dos pacientes.

O procedimento é realizado e acompanhado pelo “Heart Team”, ou seja, uma equipe multidisciplinar formada por hemodinamicistas, cirurgiões cardiovasculares, cardiologistas, anestesistas e enfermeiros. A equipe do HSI contou com a participação dos médicos Dr. Adrian Kormann, Dr. Frederico Ultramari, Dr. Marcelo Farinazzo, Dr. Frederico Di Giovanni, Dr. Rafael Maestri, Dr. Altair Fiamoncini, Dr. Guilherme Azevedo, Dr. Edson de Freitas, Dr. Philipp Mendes Lawall. O procedimento teve também o acompanhamento do médico convidado Dr. Rogério Sarmento, de Porto Alegre, dos enfermeiros do setor de Hemodinâmica, Clovis Darolt, Rejane Diesel, Káthia Rodrigues e do técnico de enfermagem Osni Padilha Correa.

2016.02.29



Sem Comentários

851 Visualizações

Deixe um comentário :