No encerramento da Campanha da Fraternidade 2018, alunos do Fundamental I fazem caminhada pela Paz

Postado por admin

O dia 23 de março foi marcado pela emoção no Colégio Santa Catarina (MG). Todos os 795 alunos do Ensino Fundamental I participaram de uma Caminhada pela Paz. As turmas se reuniram em uma das quadras esportivas do Colégio onde foram lidas frases de grandes ícones da história que pregaram a paz mundial, como Santa Tereza de Calcutá e Martin Luther King. Com bandeiras brancas nas mãos e evocando músicas de paz, o grupo deu uma volta na pista de atletismo seguindo até o pátio superior, na pracinha do chafariz, onde junto com os professores da Escola de Música cantaram a canção ‘A paz’, do Roupa Nova.

A professora de Ensino Religioso, Renata Guiseline, foi quem liderou a organização do evento. “A professora Michele Cardoso me partilhou que anos atrás teve aqui uma caminhada com as crianças na pista de corrida e aí, aprimorando a ideia que ela deu, pensei de culminarmos os trabalhos da Campanha da Fraternidade com essa Caminhada da Paz. Como a campanha nos propõe promovermos uma cultura de paz, foi trabalhado com eles, nas aulas de Ensino Religioso, meios e maneiras práticas, dentro da realidade das crianças, de como promover essa cultura de paz na escola e em casa. Então, nas minhas aulas eu expliquei o que é a violência e como combatê-la. Na faixa etária deles, trabalhei as palavras mágicas, a questão do respeito, o olhar para com o outro, a regra de ouro do Colégio (“Não faças ao outro aquilo que não gostarias que fizessem com você”). E as outras professoras, nos demais conteúdos, trabalharam textos que aprofundavam dentro do tema da campanha”, explica Renata.

A supervisora, Sandra Mautoni, destaca o trabalho interdisciplinar realizado antes para que a Caminhada fosse o sucesso que foi “Houve uma integração muito bacana de todas as áreas. A professora de Artes fez com os alunos pombas de origami que foram distribuídas no lançamento do Gesto Concreto, a de Ensino Religioso fez as bandeirinhas e trabalhou o tema, em si, com muita reflexão, e na aula de Música a Bethânia ensaiou com as crianças a letra da canção. Foi uma atividade bem interessante, muito bonita de ser realizada e muito tocante também”, afirma.

Finalizando a caminhada, os alunos foram até a pracinha do Colégio, onde fica o chafariz, e cantaram num coro de quase 800 vozes a música “A Paz”, do grupo Roupa Nova. Um momento mais que emocionante, como mostra o vídeo a seguir. Mas de imediato fica a certeza de que se cada um fizer a sua parte – família, escola, sociedade e poder público – é possível sonhar com um futuro melhor, com mais fraternidade, solidariedade, compaixão e paz.

2018.04.02



Sem Comentários

706 Visualizações

Deixe um comentário :