Nas férias das crianças, organize uma programação em família

Postado por admin

Férias escolares são sinônimo de crianças com bastante tempo livre. Por isso, se não tiverem oportunidades de atividades boas e criativas, os pequenos podem ficar ansiosos e ao invés de momentos de satisfação e alegria, as férias se transformam em algo tedioso para pais e filhos. Com a programação adequada, as férias serão proveitosas e muito mais interessantes do que longas horas de televisão.

Para ajudar os pais na hora de montar uma programação para a criançada, listamos algumas dicas de como aproveitar melhor os momentos em família:

Visita ao local de trabalho dos pais: É sempre uma programação bastante interessante para as crianças uma visita ao trabalho dos pais. Converse com o seu líder sobre a possibilidade de levar seus filhos para conhecerem seu ambiente de trabalho e se organize para recebê-los.

Visitas a parentes ou amigos: Aproveitar o tempo livre das crianças para levá-las para visitar parentes e amigos com quem elas não convivem, é uma ótima oportunidade manter vínculos e fortalecer a família. Se possível, identifique pessoas que passam por alguma necessidade para que através dessa visita vocês possam ajudá-las.

Visita a instituições de apoio a necessidades especiais: Aproveite o tempo livre das crianças para mostrar a elas a importância da caridade e do respeito ao próximo. É importante que eles entendam que o mundo em que vivem possui problemas sociais e que ajudar os necessitados é uma atitude que deve ser incentivada.

Locais Especiais de Brincadeiras: Momentos em família, que incentivam a criatividade das crianças, por meio de brincadeiras lúdicas e educativas são muito importantes. Pense em conjunto com seus filhos, uma série de atividades que através da brincadeira, os ajude a aprender sobre novos assuntos. Dá para organizar um acampamento no próprio quintal, fazer casinha na árvore, pesquisar sobre países utilizando a Copa do Mundo como tema, entre outras atividades.

Chamar os amigos para uma tarde especial: Combine com os pais dos amigos dos seus filhos um revezamento das tardes de brincadeiras em casa. Com organização, cada dia a turminha pode se reunir em um local diferente e compartilhar momentos especiais para as crianças. Um lanche saboroso completa a programação.

Passeios  e piqueniques: Não é preciso ir muito longe para fazer passeios agradáveis em família. Vocês podem fazer piqueniques em parques e áreas verdes da sua cidade, e depois esticar para uma visita a um museu, por exemplo. Tente aliar diversão ao ar livre com momentos culturais.  

Evitar TV e Games: É normal que drante as férias, as crianças queiramver televisão e jogar vídeo games. Isso não é um problema, desde que não seja a única atividade deles e que a progamação seja adequada à faixa etária e acompanhada por adultos. Elabore um roteiro que inclua desenhos e jogos, durante um período não prolongado (pode ser uma hora por dia). Aproveite para assistir a alguns filmes em família e conversar com seus filhos sobre os temas abordados.

Fonte:

Portal Gosto de ler

2014.06.27



Sem Comentários

317 Visualizações

Deixe um comentário :