Postado por admin
Férias escolares são sinônimo de crianças com bastante tempo livre. Por isso, se não tiverem oportunidades de atividades boas e criativas, os pequenos podem ficar ansiosos e ao invés de momentos de satisfação e alegria, as férias se transformam em algo tedioso para pais e filhos. Com a programação adequada, as férias serão proveitosas e muito mais interessantes do que longas horas de televisão.
Para ajudar os pais na hora de montar uma programação para a criançada, listamos algumas dicas de como aproveitar melhor os momentos em família:
Visita ao local de trabalho dos pais: É sempre uma programação bastante interessante para as crianças uma visita ao trabalho dos pais. Converse com o seu líder sobre a possibilidade de levar seus filhos para conhecerem seu ambiente de trabalho e se organize para recebê-los.
Visitas a parentes ou amigos: Aproveitar o tempo livre das crianças para levá-las para visitar parentes e amigos com quem elas não convivem, é uma ótima oportunidade manter vínculos e fortalecer a família. Se possível, identifique pessoas que passam por alguma necessidade para que através dessa visita vocês possam ajudá-las.
Visita a instituições de apoio a necessidades especiais: Aproveite o tempo livre das crianças para mostrar a elas a importância da caridade e do respeito ao próximo. É importante que eles entendam que o mundo em que vivem possui problemas sociais e que ajudar os necessitados é uma atitude que deve ser incentivada.
Locais Especiais de Brincadeiras: Momentos em família, que incentivam a criatividade das crianças, por meio de brincadeiras lúdicas e educativas são muito importantes. Pense em conjunto com seus filhos, uma série de atividades que através da brincadeira, os ajude a aprender sobre novos assuntos. Dá para organizar um acampamento no próprio quintal, fazer casinha na árvore, pesquisar sobre países utilizando a Copa do Mundo como tema, entre outras atividades.
Chamar os amigos para uma tarde especial: Combine com os pais dos amigos dos seus filhos um revezamento das tardes de brincadeiras em casa. Com organização, cada dia a turminha pode se reunir em um local diferente e compartilhar momentos especiais para as crianças. Um lanche saboroso completa a programação.
Passeios e piqueniques: Não é preciso ir muito longe para fazer passeios agradáveis em família. Vocês podem fazer piqueniques em parques e áreas verdes da sua cidade, e depois esticar para uma visita a um museu, por exemplo. Tente aliar diversão ao ar livre com momentos culturais.
Evitar TV e Games: É normal que drante as férias, as crianças queiramver televisão e jogar vídeo games. Isso não é um problema, desde que não seja a única atividade deles e que a progamação seja adequada à faixa etária e acompanhada por adultos. Elabore um roteiro que inclua desenhos e jogos, durante um período não prolongado (pode ser uma hora por dia). Aproveite para assistir a alguns filmes em família e conversar com seus filhos sobre os temas abordados.
Fonte:
Portal Gosto de ler
2014.06.27
729 Visualizações