Mutirão oncológico do HNSC: pacientes são encaminhados para tratamento

Postado por admin

Na última semana, a equipe médica do setor de Oncologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC) fez um balanço sobre o mutirão oncológico que ocorreu nas sextas-feiras e sábados do mês de agosto. Os profissionais analisaram cada caso dos pacientes com diagnóstico de tumores, encaminhando para os procedimentos adequados. Segundo a médica oncologista e responsável técnica pela especialidade no HNSC, Dra. Aline de Souza Rosa, 37 pacientes já foram encaminhados para cirurgias, 12 para quimioterapia e dois para radioterapia. Alguns que ainda não tinham diagnóstico foram para exames e biópsias. O objetivo do mutirão foi zerar a fila de pessoas com suspeita de câncer nas 18 cidades da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel).

Ao todo foram encaminhados 126 pacientes para a primeira consulta no HNSC. Os que não apresentaram vestígios de tumor maligno foram devolvidos ao município para que o mesmo desse encaminhamento para as especialidades adequadas.  “Seis já eram nossos pacientes e entraram na fila da primeira consulta sem necessidade e outros seis estavam fora do diagnóstico de tumor”, diz Dra Aline. “O maior número de casos detectados foi de câncer de cabeça e pescoço, 21 casos, seguido por câncer de mama, 15; e bexiga, oito. Os demais foram de rim, reto, fígado, colón, estômago, próstata, pele, esôfago, músculo, pênis e ovário”. A especialista informa que o setor de Oncologia está fazendo um balanço do mutirão para ser entregue à Comissão Intergestores Regional – CIR (Região de Saúde de Laguna) como forma de devolutiva dos trabalhos feitos pelo HNSC.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição está credenciado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), para atendimentos nos serviços de Cirurgia Oncológica e Oncologia Clínica (quimioterapia) pelo Ministério da Saúde. A Casa atua amplamente nesta área, atendendo uma região de abrangência populacional de mais de 365 mil habitantes em 18 municípios. Além disso, conta com profissionais qualificados e infraestrutura necessária para oferecer o diagnóstico e tratamento do câncer.

2019.09.10



Sem Comentários

16 Visualizações

Deixe um comentário :