MUSA monta exposição sobre A Saúde no Brasil Colonial no Museu Emílio Ribas

Postado por admin

O Museu da Saúde (MUSA), iniciativa do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) e de parceiros como a ACSC, tem o objetivo de preservar a memória do setor e está promovendo de 7 de abril a 25 de junho, a exposição ‘A Saúde no Brasil Colonial’, no Museu Emílio Ribas, em São Paulo. A mostra é baseada no livro A Saúde no Brasil, da historiadora Sônia Maria de Freitas, patrocinado pelo INDSH e lançado no ano passado durante a Feira+Fórum Hospitalar 2014.

A exposição foi dividida em cinco módulos, com 28 painéis no total. As práticas da saúde são tratadas do ponto de vista institucional e pelo modo como são praticadas pela sociedade por meio de textos e imagens. “As pesquisas sobre a história da saúde no Brasil são escassas”, explica a museóloga Cecília Machado, curadora da exposição e consultora do MUSA. “Esta exposição concretiza mais esse importante mapeamento”, diz.

A gerente de Projetos do INDSH e coordenadora do MUSA, Márcia Mariani, antecipa que o objetivo é levar a exposição para outras cidades brasileiras. “Nosso propósito é expandir o MUSA para que ele seja um verdadeiro catalizador da memória da Saúde brasileira e de valorização de seus pioneiros e grandes personalidades”, afirma Márcia.

A parceria entre o MUSA e o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, vinculado ao Instituto Butantã e ao governo do Estado de São Paulo, na viabilização desta exposição é importante na medida em que reúne esforços conjuntos para a valorização e a divulgação da história da saúde no Brasil. O Museu Emílio Ribas, cujo nome homenageia o grande médico sanitarista brasileiro,  foi criado em 1965, instalado no edifício construído em 1893 e onde funcionou um dos primeiros equipamentos de Saúde Pública do Estado – o Desinfectório Central de São Paulo.

A entrada é gratuita, está aberta de terça a quinta, das 10h às 16h. Visitas de grupos de escolas e empresas devem ser agendadas pelo telefone (11) 2627-3880 ou pelo e-mail museuer.ib@butantan.gov.br.

2015.05.04



Sem Comentários

489 Visualizações

Deixe um comentário :