Metodologias Ativas: Casas de Educação participam de capacitação

Postado por admin

Com o objetivo de formar professores para que desenvolvam, apliquem e avaliem as práticas pedagógicas com o aluno no centro da aprendizagem, a Diretoria Corporativa de Educação da ACSC vem promovendo, em 2019, encontros de formação para os gestores pedagógicos das Casas, em parceria com o Instituto Singularidades. Referência nacional na formação inicial e continuada de professores, a Instituição já preparou mais de 70 mil docentes em diversas regiões do País. “Desenhamos com o Singularidades um projeto de formação de multiplicadores, em que os participantes são estimulados a assumir uma postura ativa e responsável no processo de aprender”, conta Silvia Barbosa, gerente corporativa de Educação.

Durante os encontros, realizados em São Paulo, diretores e coordenadores pedagógicos aprendem, por meio de vivência, como utilizar metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, e recebem a missão de voltar aos colégios e creches para formar os professores para o uso dessas metodologias em sala de aula. Rotação por estações, aprendizagem baseada em jogos e design thinking foram as primeiras metodologias trabalhadas. “Participar deste momento na Educação da ACSC, em que discutimos o nosso modelo de escola, tem sido de grande crescimento para cada um de nós e nossas equipes. A formação enriquece nosso repertório para a reflexão sobre o nosso jeito de fazer e fortalece as coordenações para a formação docente. Ver as professoras criando diversas possibilidades de aprendizagem a partir das formações tem sido muito gratificante”, conta

Tilene Bastos, coordenadora-geral da Creche Santa Catarina, de Petrópolis-RJ. O calendário de formação prevê, até dezembro, formações em outras cinco metodologias capazes de promover maior engajamento dos alunos por meio de uma participação mais ativa na construção de conhecimento. “Para colocar em evidência o trabalho, os colégios irão organizar, ainda este ano, simpósios para a Mostra de Boas Práticas, em que os professores terão a oportunidade de apresentar as iniciativas que vêm desenvolvendo com os alunos baseadas em metodologias ativas”, explica Silvia.

Fotos do encontro:

2019.07.09



Sem Comentários

43 Visualizações

Deixe um comentário :