Mensagem da Irmã Lia: Regina Protmann, mulher dos nossos tempos

Postado por admin

Mulher de grande espiritualidade, Regina frequentava a Igreja Matriz de Santa Catarina de Alexandria e lá passava horas em oração e contemplação. Contemplar o mistério da vida de Jesus, sua morte e ressureição era para ela conforto e grande alegria.

As coisas de Deus tinham espaço em Regina e sua vida.

Nesta contemplação, Regina não se aliena. Olha em volta e vê as necessidades de seu povo: doentes sem assistência, crianças sem escola e necessidades das mais variadas. Algo precisava ser feito! E no gesto mais que humano, cuida dos pequenos e desprovidos de assistência. Chás, curativos, sopas eram o muito que conseguia fazer com muito amor e grande compaixão pelo ser humano em seus sofrimentos.

Regina parte desta Terra nos deixando um legado: seu testamento.

“Na presença de Deus andem sempre – é o que tenho a dizer-lhes irmãs.

Sejam simples e sóbrias em tudo. Dignidade, humildade e paciência.

Sejam sempre sinceras com todos, os de casa e os de fora também…

Desconversem conversas inúteis, não suspeitem, não tenham desdém.

Tenham sempre horizonte do reino, não se percam em vãs ilusões.

Compreendam de Deus a vontade. Ele quer corações cativantes”.

Regina continua a mulher dos nossos tempos. Pelo seu legado nos deixou a incumbência de prosseguir seguindo os passos de Jesus, nos atos de misericórdia corporais:

  • Dar de comer a quem tem fome,
  • Vestir os nus,
  • Visitar os presos,
  • Cuidar dos doentes,
  • Enterrar os mortos,
  • Dar de beber aos sedentos,
  • Acolher os peregrinos.

Os séculos passam. Porém, não o legado de Regina. Ele vive em nossos corações, mãos e mentes, no cuidado e na misericórdia aos pequenos e sofredores.

E neste 13 de junho completamos 17 anos de sua beatificação. Reconhecimento público de sua santidade e suas virtudes. Louvemos ao Senhor por isso! Seguindo seus passos, vamos em frente fazendo nossa história congregacional acontecer através de nossas mãos.

Regina, mulher de mudanças e coragem. As guerras não a demoveram de seus sonhos. Sofrimentos não a afastaram de seu rumo…

A frondosa árvore de Regina continua presente no mundo depois de 445 anos de fundação. Seus ramos estão espalhados em vários continentes. A estrela continua brilhando no horizonte e é para lá que estamos caminhando.

Hoje, nós temos esta coragem? O que nos mantém neste rumo? O que nos demove?

Os tempos mudaram. Porém, não o sonho de um mundo melhor onde a paz seja possível e os irmãos se dando as mãos digam: “Obrigado Senhor pela vida desta mulher que trouxe ao mundo mudanças de vida, ação e comprometimento”.

Nós, que trabalhamos na ACSC e que vivemos tanto tempo em seus espaços, sejamos seguidores desta mulher, exemplo de vida e ação para todos, no fiel cumprimento dos nossos deveres diários: Estar a serviço da humana vida e fazer dela missão e serviço, a exemplo de Regina, a mulher de coragem, ação e transformação.

E com todos que compõem esta grande casa ACSC digamos:

“O pão, a palavra, a partilha me nutrem, me ensinam a ver que tenho a seguir uma trilha, que assim eu preciso viver! ”

Ir. Lia Gregorine

Junho 2016

2016.06.06



Sem Comentários

1.364 Visualizações

Deixe um comentário :