Melhorias do Pronto Atendimento do HST são destaque em Congresso

Postado por admin

Os projetos de melhoria desenvolvidos no Pronto Atendimento do Hospital Santa Teresa (RJ) foram destaque na área científica nacional. Três deles foram exibidos no II Congresso Norte-Nordeste da Associação Brasileira de Medicina de Emergência, que aconteceu em Salvador – BA, entre os dias 3 e 5 de outubro. Os trabalhos “O enfermeiro como protagonista na implantação do Protocolo de Sepse”; “Aplicação do Protocolo Gerenciado de Acidente Vascular Encefálico”; e “A implantação do Time de Resposta Rápida” foram os destaques exibidos no Congresso pelas enfermeiras Andressa Amaral, supervisora do Pronto Atendimento e Trauma do HST; e Lohana Rocha, do Pronto Atendimento.

“Além de exibir todo o trabalho que é desenvolvido no Pronto Atendimento do HST, fomos em busca de atualização, sempre focando em oferecer o melhor serviço ou tecnologia na área de urgência e emergência do Hospital”, afirma a enfermeira Lohana Rocha, autora dos três trabalhos científicos e responsável pela implementação do Time de Resposta Rápida.

Os trabalhos

No trabalho “O enfermeiro como protagonista na implantação do Protocolo de Sepse”, as enfermeiras detalharam a importância do enfermeiro na abertura precoce do Protocolo de Sepse, ainda na classificação de risco do PA, utilizando a escala “National Early Warning Score” (NEWS) ou “Escore para Alerta Precoce” (EPAP). Após a verificação dos sinais vitais, é feita a soma das pontuações que cada um representa frente ao NEWS e é verificada a possibilidade de infecção. Com esses dados coletados, é aberto ou não o protocolo, otimizando tempo e salvando vidas. Além das duas autoras já citadas, o trabalho contou ainda com as enfermeiras Gabriela Coelho Fecher, coordenadora de Enfermagem; Gabriela Abreu de Oliveira, enfermeira Assistencial; e o médico Cardiologista, Leonardo Magno Neiva de Sousa.

Outro trabalho desenvolvido pela equipe do PA do Hospital Santa Teresa e exibido no Congresso foi o “Aplicação do Protocolo Gerenciado de Acidente Vascular Encefálico” e vem obtendo grande sucesso. Ele funciona assim: o primeiro contato do paciente é com o técnico de enfermagem do acolhimento, que identifica os sinais da escala de Cincinatti (escala de avaliação médica utilizada para diagnosticar a presença de um acidente vascular encefálico) e encaminha o paciente direto para a classificação de risco com o enfermeiro que, diante dos sintomas sugestivos de AVE, preenche o Protocolo Gerenciado e o encaminha para atendimento médico imediato.

Assinam o segundo trabalho as enfermeiras Gabriela Coelho Fecher; Andressa Amaral;  Lohana Rocha; Thais Sixel Rispoli do Amaral; Leticia de Assis Rodrigues; Gabriela Abreu de Oliveira; e o médico cardiologista Carlos Bruno Nogueira.

Mais uma iniciativa da equipe de Urgência e Emergência do HST, “A implementação do Time de Resposta Rápida” teve início em setembro de 2018 com a capacitação de todos os profissionais assistenciais na utilização do “Early Warning Score” (EWS), que busca identificar a deterioração clínica. A equipe assistencial do Time de Resposta Rápida foi estruturada com 10 enfermeiros plantonistas, que se revezam a cada plantão de 12h, médicos plantonistas do Pronto Atendimento, fisioterapeutas plantonistas do CTI e técnicos de enfermagem do setor Acionador.

Resultados significativos em relação ao aumento da realização da escala de EWS foram alcançados pela equipe técnica de Enfermagem, chegando a adesão de 70% nas unidades de internação e a 93% no setor piloto, em quatro meses de acompanhamento. Foram autoras deste trabalho as enfermeiras Gabriela Coelho Fecher; Andressa Amaral; Lohana Rocha; e Gabriela Abreu de Oliveira.

 “Unimos forças com os setores de Qualidade e de Segurança do Paciente e, com o apoio e incentivo do nosso diretor, Leonardo Menezes, conseguimos implantar melhorias para oferecer um serviço de alta qualidade. O grande objetivo está sendo cumprido: estamos salvando mais vidas a cada dia e isso é motivo de orgulho para toda a nossa equipe”, resumiu Andressa Amaral.

Confira algumas fotos:

2019.10.15



Sem Comentários

252 Visualizações

Deixe um comentário :