Médicos passam por capacitação no programa de robótica do HSC

Postado por admin

O programa de robótica do Hospital Santa Catarina (SP) está a todo vapor e novos médicos foram treinados para operar pelo da Vinci Xi, o robô cirúrgico mais moderno da categoria disponível no mercado. Em junho, Dr. Rafael Sanchez, gastroenterologista, e Dr. Reinaldo Uemoto, urologista, foram os dois primeiros cirurgiões que passaram pelo treinamento.

No final de julho, foram treinados o gastroenterologista, Dr. Fernando Bray Beraldo, e o ginecologista, Dr. Gustavo Barison. Em breve, mais dois médicos passarão pela fase final do treinamento nos EUA: os urologidtas, Dr. Cyro Laudanna Neto e Dr. Marcelo Pitelli Turco.

O treinamento

A capacitação começa com um treinamento online da Intuitive – fabricante do robô – para adquirir os conhecimentos básicos de operação do equipamento. Depois, são necessárias, ao menos, 20 horas de treinamento no Mimic, um simulador usado para adquirir proficiência e sensibilidade para os movimentos.

Os exercícios precisam ser concluídos com sucesso para passar para a próxima etapa, que é a realização de procedimentos já no sistema robótico, com um manequim. As etapas de simulação são acompanhadas pela H. Strattner, representante da Intuitive no Brasil.

Após a conclusão do treinamento, o profissional passa por avaliação nos Estados Unidos, para receber o certificado de cirurgião robótico.

2018.09.03



1 Comentário

592 Visualizações

  1. Marisa Monteiro Viegas de Oliveira disse:

    Muito bom saber que o HSC de São Paulo está se modernizando e capacitando médicos robóticos. Parabens á direção do hospital e em especial ao Urologista Dr. Cyro Laudanna Neto

Deixe um comentário :