Médicos do HSC iniciam treinamento de capacitação para cirurgia robótica

Postado por admin

Foi iniciado no mês de abril a fase de simulação, que faz parte da capacitação dos médicos do corpo clínico para cirurgias robóticas do Hospital Santa Catarina (SP). A capacitação inclui um treinamento online da Intuitive – fabricante do robô – para adquirir os conhecimentos básicos de operação do equipamento. Depois, são necessárias ao menos 20 horas de simulação no Mimic, para adquirir proficiência e sensibilidade para os movimentos.

Os exercícios precisam ser concluídos com sucesso para passar para a próxima etapa, que é a realização de procedimentos já no sistema robótico, com um manequim. As etapas de simulação são acompanhadas pela H. Strattner, representante da Intuitive no Brasil.

Após a conclusão do treinamento, o profissional passa por avaliação nos Estados Unidos, para receber o certificado de cirurgião robótico. As primeiras 20 cirurgias serão acompanhadas por um proctor. As equipes de enfermagem do Centro Cirúrgico e da Central de Material e Esterilização também passarão por um treinamento específico. Inicialmente, os profissionais serão treinados para cirurgias do aparelho digestivo, ginecológicas e urológicas.

Investimento

Além da aquisição do simulador, também foram adquiridos o ultrassom intraoperatório bk5000 que proporciona imagens de alta resolução com rapidez e eficiência e uma lavadora ultrassônica com termodesinfecção, para o correto processamento das pinças. O investimento no sistema robótico foi de R$ 11 milhões e a previsão é que seja entregue no início de maio.

2018.05.15



Sem Comentários

286 Visualizações

Deixe um comentário :