Médico do HST toma posse como Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Postado por admin

O médico cirurgião coordenador do Serviço de Cirurgia Geral e Trauma do Hospital Santa Teresa (RJ), Vinícius Brasil, foi indicado para o título de Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em Sessão Solene Comemorativa do 90º aniversário do CBC. O cirurgião Vinícius Brasil tem 19 anos de carreira e atua há oito anos no Hospital Santa Teresa. Acumula ainda o cargo de coordenador do Programa de Residência em Cirurgia Geral, que é um dos programas mais procurados, pois o serviço é referência na região. “Receber esse título é um reconhecimento de todo o empenho e trabalho ao longo da minha carreira”, disse o médico.

Sobre o Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Ao longo de 90 anos, o CBC se tornou a maior entidade cirúrgica da América Latina, com mais de sete mil membros. Sua trajetória singular na medicina brasileira começou em 30 de julho de 1929, quando um grupo de cirurgiões do Rio de Janeiro, liderados por Antônio Benevides Vianna, fundou o Colégio Brasileiro de Cirurgiões. O primeiro estatuto foi aprovado, no mês seguinte, na sede do Hospital da Cruz Vermelha Brasileira.

Em setembro foi eleita a primeira diretoria e Augusto Brandão Filho, precursor da neurocirurgia no país, foi escolhido como o primeiro presidente do CBC. Um ano depois, foi lançado o primeiro número da Revista do CBC, que é editada até hoje.

Em 1938, na sede da Academia Nacional de Medicina, aconteceu o primeiro Congresso Brasileiro de Cirurgia. A sessão inaugural, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, foi presidida pelo Ministro da Educação e Saúde. O CBC dá os primeiros passos para ser uma entidade nacional, com a criação, em 1941, do capítulo de São Paulo. No ano seguinte, surgiu o do Rio Grande do Sul. Em 1954 foi criado o Núcleo Central. Em 1959, ao comemorar 30 anos, o CBC já era uma das maiores entidades médicas do Brasil.

Fonte: https://cbc.org.br/

2019.09.10



Sem Comentários

106 Visualizações

Deixe um comentário :