Médica do HSC fala sobre resistência microbiana no Proqualis

Postado por admin

A coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Santa Catarina (SP), Dra. Gláucia Varkulja, concedeu recentemente uma entrevista sobre resistência microbiana ao Proqualis, portal de saúde referência em qualidade e segurança do paciente desenvolvido por meio de uma parceria com hospitais de excelência na gestão hospitalar.

A matéria fez parte de uma edição especial do Proqualis em comemoração ao Dia Nacional de Controle de Infecções Hospitalares, celebrado em 15 de maio. A data foi instituída pelo Ministério da Saúde em 1999 para promover a conscientização dos profissionais de saúde e reduzir o índice de óbitos provocados por infecções hospitalares.

Na ocasião, a médica falou sobre as causas, as medidas de prevenção e quais ações podem ser implementadas para que essas infecções não ocorram nas instituições de saúde. “São inúmeros os desafios, mas trazer à liderança o olhar da segurança do paciente como um dos direcionadores estratégicos certamente é um dos mais importantes”, enfatizou.

Quando questionada sobre o que pode ser feito para controlar a infecção, caso ela venha acontecer, a Dra. Glaucia disse que a higienização das mãos é a melhor solução. “Isoladamente é a ação mais eficiente em prevenir infecção e com excelente custo-efetividade. Contudo, apesar de relativamente fácil, conseguir adesão adequada dos profissionais de saúde a esta medida é tarefa árdua – a literatura médica mostra que orbita em torno de 40%”, alerta.

A participação da médica infectologista no Proqualis reafirma a excelência dos serviços prestados pelos profissionais da ACSC no segmento médico-hospitalar. 

Sobre o Proqualis

O Proqualis foi criado em 2009 com o objetivo de produzir e disseminar informações e tecnologias em qualidade e segurança do paciente. Está vinculado ao ICICT/Fiocruz e conta com o financiamento do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Atenção à Saúde. Objetiva ser uma fonte permanente de consulta e atualização para os profissionais de saúde por meio da divulgação de conteúdos técnico-científicos selecionados a partir da relevância, qualidade e atualidade. Saiba mais em http://proqualis.net/.

2016.06.06



Sem Comentários

519 Visualizações

Deixe um comentário :