“Lixo Extraordinário”: alunos do CSC-JF debatem sustentabilidade e cidadania

Postado por admin

O Núcleo Cultural Madre Regina Protmann, coordenado pelo professor de História e Filosofia, Leandro Almeida, realizou mais um evento no Colégio Santa Catarina (JF) no dia 11 de agosto para os alunos do Ensino Médio e da 8ª série. Reunidos no Salão de Esportes, no contraturno escolar, os estudantes assistiram ao filme brasileiro “Lixo Extraordinário”, de Lucy Walker. O documentário foi o pontapé inicial para uma reflexão sobre sustentabilidade, cidadania e inclusão social.

“A proposta de discutir a relação entre cinema e história abre um grande leque de possibilidades para sensibilizar os nossos alunos sobre as questões do planeta e de toda a discussão que envolve a sustentabilidade no mundo contemporâneo”, avalia Leandro, que contou com a colaboração dos professores Márcio Lavorato (Geografia) e Luciano Torres (Filosofia) no debate com os estudantes.

“Lixo Extraordinário” acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

De acordo com Leandro, o filme é uma boa provocação para o entendimento do que é sustentabilidade e inclusão social nos tempos pós-modernos. “Além disso, o filme possibilita vários mergulhos na questão da cidadania, tendo como foco a arte enquanto manifestação da elevação da autoestima dos excluídos”. Após a exibição do filme, os alunos ouviram pequenas intervenções dos professores, que buscaram provocar os jovens, despertando o senso crítico em relação ao tema proposto.

2016.08.15



Sem Comentários

429 Visualizações

Deixe um comentário :