Lesão por Pressão: projeto de prevenção envolve familiares de pacientes no HST

Postado por admin

Profissionais dos setores de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia do Hospital Santa Teresa (RJ) realizaram o primeiro encontro de envolvimento das famílias de pacientes para falar sobre o projeto de Prevenção de Lesão por Pressão (LPP). A ação aconteceu na Unidade de Terapia Intensiva Coronariana, no dia 27 e agosto, e reuniu a equipe com parentes de três pacientes.

No encontro, foram passadas informações sobre o projeto de Prevenção de Lesão por Pressão, e sobre as lesões, como se formam, como evitá-las, as ações que o HST desenvolve diariamente no cuidado com os pacientes, as nuances da dieta correta e direcionada, o relógio de mudança de decúbito e, claro, a importância do envolvimento da família tanto no cuidado durante a terapia intensiva e internação, quanto em casa no pós-alta.

Participaram do encontro a técnica de Enfermagem, Karoline de Souza Barreto; o enfermeiro Felipe Fiorim Coelho; a nutricionista Priscila Dutra Alves; e a enfermeira Supervisora da UTI, Hérica Rezende. “Identificamos a dificuldade do envolvimento familiar no cuidado, principalmente na terapia intensiva, pois quando esse paciente receber alta, a família tem que estar preparada para cuidar dele” explica a enfermeira Hérica. “As famílias foram orientadas e contribuirão para o projeto”, conclui.

“Achei ótima a iniciativa. Para mim foi muito importante. Eu não sabia de algumas informações. Fui muito bem recebida, o hospital está de parabéns. Poderei cuidar melhor da minha mãe agora”, comenta Adriana de Matos Pacheco, filha de uma das pacientes da UTI.

Sobre o Projeto

O projeto de prevenção de Lesão por Pressão reduziu a incidência das LPPs em 71%. A meta, além de zerar a incidência desse tipo de lesão, é estender o programa para todas as unidades do Hospital. Desde sua admissão no HST, o profissional de enfermagem recebe treinamento específico sobre como prevenir as LPPs.

Devido ao êxito do projeto no HST, ele foi expandido para os outros hospitais da ACSC na Serra Fluminense: o Hospital de Clínica Nossa Senhora da Conceição, de Três Rios; e o Hospital São José, de Teresópolis.

Confira fotos do encontro:

2019.09.03



Sem Comentários

140 Visualizações

Deixe um comentário :