Laboratório de Ciências Naturais do CSC-SP estimula curiosidade dos alunos

Postado por admin

O processo educativo acontece pela interação do estudante com o meio e por desafios que agucem sua curiosidade. Com a realização de experimentos concretos, o aprendizado torna-se mais fácil e elaborado. Por isso, o Colégio Santa Catarina (SP) tem um Laboratório de Ciências Naturais propício à prática científica. Com o uso de materiais da área, fica muito mais fácil conhecer e compreender os fenômenos que acontecem no dia a dia, os animais, as plantas e outros projetos.

Recentemente, a professora de Química do Colégio, Íris Trevisan Mori, realizou ações diferenciadas com os alunos do Ensino Médio. Com a turma da 3ª série, foram realizadas duas experiências: a reação entre vinagre (ácido acético) e bicarbonato de sódio em sistema fechado (garrafa de plástico) e a queima da palha de aço em sistema aberto.

Já os alunos da 2ª série realizaram experimentos de Cinética Química, ciência que estuda a velocidade das reações químicas e dos fatores que nela influem. A formação de uma substância pode ocorrer de forma rápida ou lenta, dependendo das condições em que a reação é efetuada. Sua importância é muito ampla na indústria, na produção de remédios e no corpo humano.

O objetivo dessa aula foi dar aos alunos a oportunidade de reconhecer os fatores que determinam a velocidade de uma reação química, visando decisões que podem ser tomadas para acelerar reações e obter produtos no menor tempo possível (diminuição de custos) ou retardar reações para evitar sua decomposição, como no caso dos alimentos.

Para facilitar a explicação do conteúdo, os alunos da 1ª série tiveram uma aula prática sobre condutividade elétrica. Ao testar diferentes substâncias, eles conseguiram identificar bons e maus condutores de eletricidade, por meio da observação da reação em uma lâmpada de LED ligada a um circuito elétrico.

2017.05.30



Sem Comentários

499 Visualizações

Deixe um comentário :