Jornada Mundial da Juventude

Postado por admin

Julho de 2013 foi um marco na vida de jovens do mundo inteiro. Neste mês foi realizada a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento católico internacional que trouxe ao nosso país a presença do Santo Padre, o Papa Francisco.

Entre tantos momentos especiais para guardar na memória, algumas Casas da Associação Congregação Santa Catarina receberam as visitas de jovens do mundo todo que vieram ao Brasil para a Jornada.

Visita de peregrinos chilenos

Uma dessas visitas aconteceu na Obra Social Santa Catarina, que reuniu 16 jovens chilenos durante a Semana Missionária, que antecedeu a Jornada Mundial da Juventude. O grupo chegou a Juiz de Fora e foi acolhido na Paróquia São Pedro. Na tarde em que estiveram na Obra Social, os chilenos foram recepcionados de forma calorosa pela Irmã Ana Maria, do Colégio Santa Catarina, pela coordenadora Eneida Vitral e por demais funcionários da Casa.

Depois de conhecerem as instalações físicas do local e se inteirarem sobre as atividades oferecidas pela unidade, os chilenos se divertiram com a apresentação de capoeira das crianças assistidas na Obra. “Como estamos em período de férias escolares, a oficina de capoeira está em recesso. Mas como todos os meninos que participam moram aqui perto, eu comentei com um deles e pedi que avisasse aos outros sobre a visita que iríamos receber, pois seria bacana ter uma apresentação. E eles atenderam ao chamado e vieram todos”, conta Eneida. A garotada fez bonito e contagiou os estrangeiros, que também entraram na roda e registraram o momento com máquinas fotográficas e celulares.

Em seguida foi a vez dos alunos do curso de musicalização apresentarem aos visitantes um pouco do que estão aprendendo nas aulas oferecidas pela Obra Social. A oficina de viola, violoncelo e violino é dada por dois musicistas voluntários, da Universidade Federal de São João Del Rei. Apesar de as aulas terem começado há apenas dois meses, os pequenos aprendizes fizeram bonito e emocionaram os chilenos. Padre Rafael, da Paróquia São Pedro, acompanhou tudo de perto e ficou feliz de ver o entrosamento dos brasileiros com os colegas do Chile. “Receber estes peregrinos com alegria e coração aberto é uma forma de estar em comunhão com a Igreja, pois ela prega que onde quer que estejamos nós nos encontramos e somo uma só família”, afirmou.

Peregrinos em São Paulo

Mais um momento marcante e muito divertido durante a JMJ aconteceu no CRI Norte, em São Paulo, no dia 18/07, com a presença de 150 jovens de Madri, Espanha. Eles foram acolhidos com um Sarau Especial, com a participação de idosos do Centro de Convivência, que apresentaram números de dança, música, poesia e teatro, entre outras apresentações artísticas que favorecem o intercâmbio cultural entre os presentes.

Vale pontuar ainda que outra casa que também recebeu a visita de jovens peregrinos da JMJ no mês de julho foi o Lar Madre Regina, em Guarulhos, São Paulo.

2013.10.21



Sem Comentários

427 Visualizações

Deixe um comentário :