IX Simpósio de Enfermagem do HST conta com público de diversas cidades

Postado por admin

A 9ª edição do Simpósio de Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Materiais Esterilizados do Hospital Santa Teresa (RJ) contou com a participação de pessoas de diversas cidades do estado do Rio de Janeiro. Profissionais de Vassouras, Piraí, Barra Mansa, Macaé, da Capital, entre outras, lotaram o Salão Nobre para prestigiar o evento, que aconteceu no dia 5 de dezembro. O sucesso se deve muito à programação montada pela Enfermagem do HST, que contou com assuntos atuais e relevantes das duas áreas e palestrantes renomados. Logo após a abertura, realizada pelo diretor Executivo do Hospital, Leonardo Menezes, uma das profissionais mais respeitadas da área de CME deu início às palestras: Dra. Kazuko Uchikawa Graziano.

Pós doutorada em enfermagem, mestre, doutora e pesquisadora docente da Escola de Enfermagem da USP, Kazuko abordou os “Mitos e verdades do material molhado no CME” e, também, a “revisão na abordagem da limpeza e processamento dos canulados”, além de falar dos grandes desafios da área.

“Precisamos de um gestor competente, comprometido e que reconheça que a CME precisa de apoio. Ter um inventário adequado também é essencial. De problemas, hoje, enfrentamos desde os fabricantes que fazem o material para funcionar e não para limpar e quando faz o material pensando na limpeza, não tem instrução e insumos adequados. Os implantáveis não deveriam circular de Central para Central, e sim ir do fabricante direto para o paciente. A empresa consignadora que traz o material atrasado e não dá tempo de limpar… Enfim, são vários os desafios e lutas diárias”, lembrou Dra. Kazuko.

Complementando a programação, foi a vez da doutora em Doenças Infecciosas pela UFRJ, professora titular da Unifeso e médica infectologista chefe da SCIH do HST e do HCTCO de Teresópolis, Denise Marangoni, ministrando a palestra sobre “Medidas de controle de infecções e suas intervenções no Centro Cirúrgico”.

Fechando o evento, o médico anestesista do HST, Filipe Videira, falou sobre a importância da visita pré-anestésica, dejejum na RPA e tempo de Dieta Zero.

A enfermeira Suelen Furtado, de Piraí, contou que “foi um evento bem interessante, que trouxe temas que vínhamos discutindo muito e sempre temos que buscar atualizações. A nossa classe precisa buscar mais informações e se aprimorar em eventos como esse. Valeu muito a pena”, resumiu.

A Dra. Kazuko ressaltou, também, a falta de informação disponível para os profissionais da área, lembrando que, no geral, enfermeiros são escolhidos responsáveis pelas CMEs e, infelizmente, a graduação de Enfermagem vem retirando informações sobre o tema. “Por isso, esses eventos são muito procurados, pois falta informação na área. Parabenizo a Enfermagem do Hospital Santa Teresa que me impressionou muito na organização deste evento, pela iniciativa, esforço e investimento. O Santa Teresa tem uma enfermagem diferente, comprometida, generosa e responsável”, elogiou.

Confira algumas fotos:

2019.12.17



Sem Comentários

141 Visualizações

Deixe um comentário :