Introdução à Teologia: ACSC inicia Curso de Formação Permanente

Postado por admin

A área corporativa de Pastoral e Espiritualidade iniciou em fevereiro uma etapa importante para a aprendizagem das equipes, o Curso de Especialização em Teologia – Formação Continuada. Intitulado “Introdução à Teologia” o primeiro módulo foi oferecido aos colaboradores das Casas da ACSC dos segmentos de Saúde, Educação e Assistência Social, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Espírito Santo.

Com atenção cuidadosa à riqueza da diversidade nas discussões e aprendizagens, bem como às várias formas de relação com o saber, o curso foi oferecido, gratuitamente, aos colaboradores das equipes de Pastoral e Espiritualidade das Casas e também aos colaboradores de outras áreas que manifestaram interesse no curso, independentemente de formação acadêmica e credo. Segundo o coordenador corporativo de Pastoral e Espiritualidade, Cecielio Cortes, “foram disponibilizadas cinco vagas para colaboradores de outros setores, de forma a contribuir para a missão da Pastoral e Espiritualidade, por meio de debate e pesquisa, além do cotidiano do trabalho”.

Com a participação de 99 colaboradores ao todo, os cursistas inscritos foram formados por quatro núcleos, e didaticamente subdivididos para facilitar a metodologia do trabalho. Desta forma, os núcleos ficaram regionalmente próximos para efeitos de minimização de custos e logística, permitindo maior participação de lideranças estratégicas das Casas.

Os participantes foram distribuídos da seguinte forma:

  • Rio de Janeiro/RJ: 32 colaboradores, dentre eles: 4 Irmãs da Congregação de Santa Catarina e 11 colaboradores da Pastoral. O encontro aconteceu no dia 14 de fevereiro, na Casa Provincial das Irmãs de Santa Catarina, em Petrópolis;
  • São Paulo/SP: 34 colaboradores, participando do encontro 10 colaboradores da Pastoral. O evento aconteceu no dia 25 de fevereiro, no Colégio Santa Catarina-SP;
  • Santa Catarina/SC: 22 colaboradores, dentre eles: 1 padre, 4 Irmãs da Divina Providência e 2 colaboradores da Pastoral. O encontro aconteceu nos dias 27 e 28 de fevereiro, na Casa Provincial das Irmãs da Divina Providência;
  • Vitória/ES: 11 colaboradores, dentre eles, 3 da Pastoral. O encontro aconteceu no Hospital Estadual Central, no dia 8 de março.

Segundo Cecielio, em todas as Casas, houve uma avaliação positiva, com a cooperação e suporte das lideranças, o que confirma o caminho trilhado, sempre em diálogo e cooperação de todos pela construção de uma área de Pastoral e Espiritualidade cada vez mais acolhedora e que atenda, em uma mesma e comum missão, a diversidade de ações em todas as casas.

“O resultado foi surpreendente, apesar de já imaginado. A resposta imediata ao convite foi alentadora. Uma multiplicidade de áreas de conhecimento e de atuação na mesma missão da ACSC, que só reflete a razão pela qual a Congregação das Irmãs de Santa Catarina surgiu e se multiplicou pelos continentes ao longo dos séculos. Esta missão percorre desde o século XVI, com Madre Regina e suas primeiras Irmãs”, completa.

Sobre o curso:

Com duração de dois anos, o curso de Formação Permanente propõe-se a atualizar e aprofundar as questões iminentes do tema no universo das práticas pastorais, de acordo com o contexto de cada Casa. Com ênfase nas ações que estão diretamente relacionadas ao cotidiano escolar, hospitalar e assistencial, o curso também considera as dimensões da pessoa descritas nas Diretrizes Gerais da Pastoral da ACSC.

O curso ainda conta com a parceria do Instituto Teológico de São Paulo (ITESP), referência no ensino superior em Teologia, e com reconhecimento no Sistema Europeu de Educação Superior.

Fotos em todos os estados:

2019.03.19



Sem Comentários

172 Visualizações

Deixe um comentário :