Instrutora de música do CSC-JF fabrica instrumento para melhorar aprendizado dos alunos

Postado por admin

Você já ouviu falar em idiofone? É um instrumento musical em que o som é causado pela sua própria vibração. Esta categoria compreende a maior parte dos instrumentos executados por atrito (como o reco-reco), por agitação (como o chocalho), assim como muitos instrumentos de percussão melódica, como os xilofones.

Inspirada pelo uso do idiofone, a instrutora de flauta da Escola de Música do Colégio Santa Catarina (JF), Janice Vallo, encontrou uma fórmula eficaz para atrair a atenção dos seus alunos, fazendo com que eles tenham uma assimilação maior da aula. “Com o idiofone, eles conseguem interagir com a sonoridade e a altura das notas, entender o que é grave, o que é agudo e, ao mesmo tempo, pegar o ritmo também”, explica.

O instrumento foi fabricado pela própria Janice, com canos e joelhos de PVC. “Eu pesquisei na internet para ver as medidas, cortei, pintei e fui afinando com o afinador, para poder chegar e colocar cada um com uma nota”, explica.

A professora tem usado os idiofones em todas as turmas de flauta, independentemente da idade e do nível do aluno. “Meu objetivo é intercalar a sonoridade e o ritmo dentro da flauta doce. E nesse ponto, o idiofone tem sido um grande aliado, porque é uma forma de as crianças criarem. Quando você fica apenas com um instrumento, você só tem aquela referência sonora. Quando você tem, em paralelo, outro instrumento parecido que te ajuda não só no cantar, porque eu peço muito para eles cantarem, mas também no tocar, a assimilação é muito maior, cresce 50%”, garante a instrutora.

2016.03.10



Sem Comentários

570 Visualizações

Deixe um comentário :