Inclusão de Pessoas com Deficiência: workshop mobiliza lideranças da ACSC

Postado por admin

No dia 1º de novembro, a ACSC realizou o workshop com o tema “Inclusão de Pessoas com Deficiência”, no auditório Prof. Dr. Benedicto Montenegro – Hospital Santa Catarina (SP), com transmissão ao vivo disponível para todas as 22 Casas. O intuito foi reforçar a missão da ACSC – acolher e cuidar do ser humano durante todo o ciclo da vida –, bem como promover a inclusão na Instituição. O evento contou com a participação das lideranças de todas as Casas da rede. As lideranças de São Paulo puderam participar presencialmente, enquanto gestores das Casas situadas em outros estados (RJ, MG, SC, ES e GO) prestigiaram o evento por meio de uma plataforma online, que possibilitou a interação, em tempo real, entre os participantes.

Promovido pela área corporativa de Gestão de Pessoas, em parceria com a consultoria Consolidar, o workshop faz parte do programa de Inclusão da ACSC, que tem como foco inicial acolher os colaboradores com deficiência. Na ocasião, os participantes foram apresentados aos conceitos, plataformas e tecnologias de inclusão, compartilharam experiências e participaram de diversas dinâmicas, presencial e remotamente, que proporcionaram uma reflexão sobre o assunto.

“Queremos mostrar para todos, gestores ou não, que devemos acolher também as pessoas com deficiência. Devemos considerar que são pessoas que também têm talentos e podem contribuir com a nossa instituição. Nós, da equipe de Gestão de Pessoas daremos todo o apoio na inclusão da pessoa com deficiência, seja na avaliação do talento, no direcionamento dos ajustes necessários na infraestrutura e/ou na preparação do time da área para receber e trabalhar naturalmente com o colaborador. Os próximos passos serão a divulgação mais intensa das vagas utilizando canais diferentes, inclusive internamente; definição de áreas e posições prioritárias com os gestores das Casas da ACSC e outras ações em elaboração pela equipe de Desenvolvimento Organizacional”, diz Lélio Tocchio, diretor corporativo de Gestão de Pessoas.

De acordo com o Censo IBGE 2010, mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS-2018) apontou que mais de 440 mil pessoas com deficiência, física ou intelectual, estavam inseridas no mercado de trabalho.

Confira abaixo os depoimentos dos participantes do evento:

“Achei muito interessante o workshop, pois nos dá uma visão mais ampla sobre a valorização das pessoas com deficiência. Muitas vezes, achamos elas incapazes e nos esquecemos que todos temos uma certa dificuldade em algum aspecto. As dinâmicas foram interessantes e nos fizeram experienciar sobre algumas coisas que até então não observávamos, sensibilizando o nosso olhar. E achei legal, também, citar alguns objetivos da ONU, mostrando que as ações estão refletindo na mudança da sociedade. A expectativa é que essa valorização e conscientização sobre Pessoas Com Deficiência aumente nas casas da ACSC.”

Nathália Oliveira – Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil – Colégio Santa Catarina – MG

“O Workshop nos fez admirar o exemplo de dois profissionais que uniram forças, valores e ideais; trouxe reflexões a respeito do conceito de deficiência, sobre inclusão e preconceito. As dinâmicas nos fizeram refletir sobre a percepção de cada um. Foi um ótimo aprendizado, pois não tínhamos conhecimento técnico sobre os recursos necessários de acessibilidade e tecnologias específicas para determinadas deficiências. Ao final, conhecemos a artista Eliana Zagui, autora do livro ‘Pulmões de Aço’, sua pintura e sua história surpreendente, deixando uma grande lição para quem não possui uma deficiência física ou cognitiva, mas que muitas vezes não enxerga a beleza e as oportunidades que possuem em seus caminhos.”

Marion Dias – Gerente de Enfermagem – Hospital Nossa Senhora da Conceição – SC

“O Workshop foi de suma importância, pois retrata uma realidade que muitas vezes não é compreendida. As pessoas com deficiência têm capacidade de produzir para as empresas, porém, muitas vezes, por tabus ou por não conhecermos as possibilidades de inclusão, não contratamos tais profissionais, excluindo-os. O evento demonstrou, de forma clara e direta, a possibilidade de incluirmos estes profissionais e como tratar o assunto. Fez a gente repensar!”

Sérgio Vallim – Diretor Executivo – Lar Madre Regina – SP

“Minha percepção em relação ao workshop de Inclusão de Pessoas com Deficiência foi de que a ACSC está iniciando um movimento que visa preparar suas lideranças para que possam contratar e conviver com as pessoas com deficiência sem preconceitos, de modo que possamos identificar e explorar as competências destes profissionais, que muitas vezes superaram qualquer ‘limitação’. As dinâmicas foram ótimas, pois provocaram importantes reflexões e quebra de paradigmas, além de fomentar a busca por mais conhecimento sobre o tema. Parabenizo a todos os envolvidos pela iniciativa e qualidade do evento!”

Angélica Nascimento – Coordenadora Corporativa de Processos e Qualidade

O Programa

No segundo semestre de 2019, foi criado, como projeto-piloto na Administração Corporativa, um comitê, composto por colaboradores de diversos setores, onde são promovidos encontros semanais, com o propósito de debater sobre o tema bem como tratar iniciativas de inclusão. O projeto tem como premissa atuar em rede, por meio da participação dos colaboradores de todas as Casas. De acordo com o comitê, “o primeiro evento teve o objetivo de sensibilizar os participantes e foi o pontapé inicial para uma série de iniciativas que serão realizadas de agora em diante. As lideranças têm um papel fundamental como multiplicadores na criação de uma cultura inclusiva, que direciona na contratação de novos talentos e auxilia no acolhimento e retenção destes colaboradores.”

O processo de capacitação e conscientização sobre a inclusão de Pessoas com Deficiência teve início com um Workshop para a formação das equipes de Recrutamento e Seleção das Casas de São Paulo, realizado no dia 22 de outubro, a fim de orientar as equipes sobre a melhor forma de atrair pessoas com deficiência por meio de uma seleção inclusiva e humanizada, bem como eliminar as possíveis barreiras nos processos. Em seguida, as equipes de Comunicação das Casas de São Paulo também participaram de um encontro sobre “Comunicação Inclusiva”, em que foram apresentadas as formas de abordagem, a importância do diagnóstico e ferramentas para a comunicação entre a ACSC e colaboradores com deficiência.

Confira algumas fotos:

2019.11.11



Sem Comentários

135 Visualizações

Deixe um comentário :