IHI destaca resultados da campanha da ACSC “O que importa para você?”

Postado por admin

O Institute for Healthcare Improvement – IHI, uma das mais respeitadas organizações internacionais dedicadas ao aperfeiçoamento dos cuidados de saúde, publicou em seu blog duas reportagens elogiando a campanha “O que importa para você? – Por um cuidado centrado na pessoa”, realizada pela ACSC no mês de junho. Inspirada pela campanha internacional “What Matters to You?”, da organização Healthcare Improvement Scotland, a iniciativa da ACSC foi realizada em todas as Casas de Saúde, bem como no Lar Madre Regina e Residencial Santa Catarina, com o propósito de estimular conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes, e aprimorar o cuidado de saúde e a assistência social, com base no que realmente importa para o paciente. A ACSC foi a única instituição de saúde da América Latina a participar da ação.

Com o título “The Power of Simple Things: ‘What Matters to You?’. Stories from Brazil”, a reportagem do IHI destaca o compromisso assumido pela ACSC para “aliviar o sofrimento e não somente reduzir os danos” em pacientes, por meio do programa Salus Vitae, desenvolvido em parceria entre a Diretoria Corporativa de Saúde, Medicina e Segurança do Paciente e o próprio IHI.

Entre os mais de 200 relatos com histórias compartilhadas pelos profissionais de saúde que participaram da campanha “O que importa para você?” na ACSC, a matéria do IHI destaca três casos que emocionaram as equipes: o de uma mãe que pediu para segurar em seus braços a filha internada no Hospital Santa Catarina (ela estava impedida de pegar a filha no colo devido à condição delicada da paciente); uma paciente de 90 anos, internada no Hospital Santa Isabel após sofrer um derrame, voltou a sorrir somente após receber a visita de Nina, sua cachorrinha de estimação; impedida de ir ao casamento de sua filha, devido à internação, uma paciente do Hospital São José foi surpreendida com a realização da cerimônia dentro do próprio hospital.

Em todos os casos, após ouvir o que realmente importava para o paciente, as equipes assistenciais não mediram esforços para atender, dentro do possível, as necessidades e desejos dos pacientes. A reportagem afirma que apesar dos receios iniciais dos profissionais envolvidos, eles foram capazes de ajudar os pacientes com aquilo que mais importava para eles e acabaram descobrindo que as coisas simples são o que os pacientes mais valorizam e que têm o maior impacto no bem-estar deles.

Em outra reportagem publicada com o título “Dealing with Doubts about Asking ‘What Matters to You?’”, o IHI aborda o ponto de vista dos profissionais de saúde da ACSC que participaram da campanha “O que importa para você?”. Segundo a reportagem, no início, as equipes demonstraram incerteza e preocupação, pois tinham medo de receber reclamações e pedidos impossíveis de serem realizados. Após as primeiras conversas, entretanto, os receios foram substituídos por uma grande determinação em ajudar os pacientes a ter um dia melhor.

Ao fazer a pergunta “O que importa para você?” aos pacientes, os profissionais abriram espaço ao diálogo, resgataram a sensação de propósito e orgulho da profissão, e estabeleceram relações de confiança, que contribuíram para a evolução dos tratamentos. O resultado foi tão satisfatório que a ACSC resolveu levar a campanha adiante. Duas unidades de cuidado intensivo irão explorar melhores formas de se fazer a pergunta aos pacientes durante um programa piloto e um dos hospitais irá incluir “O que importa para você?” como novo “sinal vital” no quadro de metas diárias instalado nos leitos dos pacientes.

Confira abaixo as reportagens completas no blog do IHI:

Reportagem 1

Reportagem 2

2016.11.07



Sem Comentários

522 Visualizações

Deixe um comentário :