HTO Dona Lindu recebe cirurgião do INTO para procedimento inédito

Postado por admin

O cirurgião do Grupo do Quadril do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Dr. Osamu Kimura, esteve no Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (RJ) para realizar dois procedimentos em parceria com o Grupo do Quadril da Casa, liderado pelo Dr. Bruno Rabello.

A cirurgia, inédita no HTODL e conduzida pelo Dr. Osamu, foi uma osteotomia do colo femoral (realinhamento da cabeça-colo femoral) em um paciente de 16 anos. De acordo com informações da Gestão de Ortopedia, a cirurgia possibilitou a correção de uma deformidade de caráter preservador no adolescente. O procedimento teve cerca de três horas de duração e foi considerado um completo sucesso.

Segundo o Gestor de Ortopedia do HTO Dona Lindu, Dr. Luiz Carlos Zacaron, que também participou da cirurgia, o procedimento realizado no jovem paciente será publicado em revista científica ortopédica em breve. Para ele, esta foi a melhor opção para o adolescente: “A osteotomia do colo femoral foi a melhor opção para o paciente e dará uma qualidade de vida melhor a ele. A outra opção para o caso seria uma atroplastia total do quadril, procedimento muito mais agressiva para um jovem de 16 anos. A presença do Dr. Osamu Kimura para a realização da cirurgia e esta troca de conhecimentos e experiências reforça a importante e concreta parceria entre o HTO Dona Lindu e o INTO”, disse.

Na segunda cirurgia, uma artroscopia do quadril, o Dr. Bruno Rabello passou novos conceitos do procedimento ao Dr. Osamu Kimura. Vale ressaltar que, de janeiro a abril de 2015, foram realizadas 201 cirurgias de quadril no HTO Dona Lindu, de acordo com dados da direção da unidade.

2015.06.25



Sem Comentários

830 Visualizações

Deixe um comentário :