HTO Dona Lindu promove Oficina de Libras

Postado por admin

Celebrado em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo foi comemorado no Hospital de Trauma-Ortopedia Dona Lindu (RJ) com a visita de um Intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), Gustavo Tomaz, para uma oficina sobre as técnicas da linguagem de sinais. De acordo com o setor de Gestão de Pessoas, o objetivo da ação foi conscientizar sobre a importância da comunicação como ferramenta de integração, além de ensinar aos colaboradores noções de Libras.

A oficina contou com cerca de 50 pessoas e teve a participação dos colaboradores do HTODL, que são deficientes auditivos. Estes, inclusive, auxiliaram na condução e no ensino do conteúdo.

Sobre a data

A data que destaca a luta pelos direitos linguísticos e culturais foi escolhida baseada na instauração da Língua dos Sinais no Brasil pela primeira Escola de Surdos da Cidade do Rio de Janeiro, em 1857, chamada, atualmente, de Instituto Nacional de Surdos (Ines). A Língua de Sinais Brasileira (Libras) surgiu neste período, com o professor surdo Hernest Huet, que veio da França para lecionar a crianças surdas do País através da Língua Francesa de Sinais.

2016.10.10



Sem Comentários

445 Visualizações

Deixe um comentário :