HTO Dona Lindu promove a “1ª Semana de Segurança do Paciente”

Postado por admin

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu realizou, em novembro, a primeira edição da “Semana de Segurança do Paciente”. O evento, organizado pela Gestão de Qualidade do hospital, teve como objetivo capacitar e informar os profissionais de saúde sobre a importância de procedimentos seguros no trato com os pacientes. No total, foram cinco palestras e dois jogos interativos que movimentaram os colaboradores e premiaram os vencedores.

Na abertura do evento, o angiologista e médico do trabalho, Nílson Areas, ministrou a palestra “Profilaxia para tromboembolismo venoso”. Em cerca de 1h30, o médico falou sobre a importância da circulação constante do sangue para o bom funcionamento do corpo e ensinou técnicas de como evitar tromboses. Ele explicou que simples movimentos como flexionar os pés ajudam a impulsionar a “bomba” que fica na panturrilha, fazendo com que o sangue constantemente retorne ao coração, evitando entupimentos.

No segundo dia foi a vez da bióloga Patrícia Perez Paula, que falou sobre os cuidados e riscos na transfusão de sangue na palestra “Segurança na transfusão de hemocomponentes”. Em uma conversa que contou com grande participação do público presente, Patricia, coordenadora do banco de sangue GSH em Petrópolis, falou sobre sua experiência com pacientes e profissionais de saúde e ressaltou que os profissionais devem estar atentos ao trabalho que desenvolvem porque qualquer falha gera consequências ao paciente.

Os cuidados com o paciente, envolvendo todos os processos como identificação segura e administração de medicamentos, foram temas da palestra da farmacêutica Virgínia Renata Araújo Cunha, no terceiro dia de evento. A apresentação “Segurança na administração de medicamentos” reuniu colaboradores de vários setores do HTO e mostrou a importância do foco na segurança tanto dos profissionais de saúde quanto dos pacientes.

No penúltimo, dia uma aula sobre identificação do paciente e como todos os profissionais do hospital devem se comunicar entre si para evitar problemas durante os procedimentos. Assim foi a palestra “Identificação do paciente”, do Diretor Técnico do HTO Dona Lindu, Antonino Adriano Neto. O médico exibiu vídeos mostrando as consequências dos erros médicos e falou sobre como os profissionais do hospital devem estar em constante comunicação, para evitar qualquer tipo de problema.

Para encerrar a programação, a médica Camila Sardenberg reforçou a importância de ter atenção e garantir segurança a todos os pacientes na palestra “Aspectos introdutórios da segurança do paciente”. Camila apresentou dados e estudos de casos que mostram como é vital que todos os profissionais do hospital estejam em harmonia de comunicação e focados na segurança do paciente. Durante a apresentação, os colaboradores foram convidados a participar de uma atividade prática, que mostrava como identificar erros no atendimento ao paciente e como salvar uma vida.

Para a Supervisora da Qualidade e organizadora do evento, Mariana Campelo Perobeli, o índice de 97% de satisfação que o HTO conquistou ao longo de quatro anos de funcionamento mostra a preocupação com a segurança do paciente. Para Mariana, é importante que todos os colaboradores do hospital estejam atentos durante os procedimentos.

“Trabalhamos em um hospital acreditado e a segurança do paciente é uma de nossas maiores preocupações. Trabalhamos todos os dias com muita atenção e cuidado para que não haja danos aos pacientes e buscamos sempre a comunicação entre todos os setores para evitar qualquer tipo de problema. Nosso objetivo com este evento foi mostrar o quanto é importante que as pessoas sejam bem atendidas, passem pelo procedimento correto de maneira segura e retornem as suas vidas normais com satisfação”, disse Mariana.

Durante todos os dias da “Semana de Segurança do Paciente” houve sorteio de brindes aos participantes. Na tarde do último dia, um representante da Coopercredi esteve no Hospital para prestar esclarecimentos aos colaboradores sobre os produtos e programas da cooperativa.

2015.01.07



Sem Comentários

516 Visualizações

Deixe um comentário :