HST realiza II Projeto de Prevenção de Lesão por Pressão

Postado por admin

No dia 19 de novembro, aconteceu, no Hospital Santa Teresa (RJ), a segunda edição do Projeto de Prevenção de Lesão por Pressão (LPP). O evento reuniu representantes dos hospitais da Região Serrana do Rio de Janeiro: Hospital Santa Teresa, Hospital São José e Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição, para discutir o tema e apresentar novas ideias para o combate à LPP.

A abertura do evento ficou por conta do diretor executivo do HST, Leonardo de Menezes, que destacou a importância dessa ação no dia a dia da Instituição e reforçou o seu apoio ao projeto. Depois, aconteceu o momento de espiritualidade com a equipe da pastoral da saúde.

A primeira palestra foi da coordenadora de enfermagem e organizadora do evento, Gabriela Fecher, com o tema “Salve a Nossa Pele”. Em seguida, Kamila Malheiros, enfermeira da comissão de curativos, comandou a parte mais emocionante do evento, que foi o depoimento do paciente Reginaldo Adelino Fortes. Ele ficou internado durante cinco meses no HST e, nesse período, adquiriu algumas lesões por pressão, que estenderam a sua internação, mas não diminuíram o seu otimismo e a sua alegria de viver.

“Fiquei muito emocionado quando entrei aqui, até me arrepiei. Pude reencontrar pessoas que foram muito importantes para mim, como a Kamila, a Gabi, a Dra. Denise e todos os profissionais que não mediram esforços para que a minha saúde fosse restabelecida. Só tenho a agradecer por tudo que fizeram por mim”, disse Reginaldo.

O evento seguiu com dinâmicas de grupos, apresentação de ações desenvolvidas nas Casas da Serra e palestras. A gerente de qualidade e segurança do paciente da ACSC, Dra. Daniela Menezes, falou sobre a importância da abordagem do tema PDSA’s, (Plano de Ação que consiste em quatro passos a serem seguidos, com o objetivo de trazer melhorias a algum processo ou atividade). No encerramento do evento, Dra. Daniela falou sobre a importância do trabalho em equipe e destacou que, em saúde, é impossível alcançar bons resultados sem o apoio de todas as áreas. “O segredo é o trabalho em equipe. Ninguém consegue fazer nada sozinho, é cada um fazendo um pouco e isso nos ajuda a alcançar o nosso objetivo maior, que é cuidar do paciente”, finalizou.

Fotos do evento:

2019.11.25



Sem Comentários

203 Visualizações

Deixe um comentário :