HST inaugura UTI Neonatal e Pediátrica

Postado por admin

Um sonho realizado, este foi o sentimento que marcou a inauguração da UTI Neonatal e Pediátrica Deus Menino do Hospital Santa Teresa (RJ), no último dia 18. Com as bênçãos do Padre Manoel, o evento contou com a presença das Irmãs da Congregação de Santa Catarina, colaboradores, corpo clínico da Casa e médicos convidados. O Diretor Executivo, Leonardo Menezes, falou da importância em inaugurar a Unidade. “Esse passo significa elevar o Hospital Santa Teresa a outro patamar de assistência. Conseguimos oferecer suporte e assistência a duas grandes clínicas da medicina, que são a pediatria e a obstetrícia, no sentido da possibilidade de acolher e tratar os neonatos e crianças que precisam de um suporte mais intensivo, no momento e jeito certo”, explicou.

Durante o fim de semana, a Unidade recebeu a visita dos colaboradores do Hospital e, na segunda-feira, dia 21, iniciou os trabalhos com a primeira internação de um paciente. A UTI possui 10 leitos, sendo sete de Neonatal e três Pediátricos, além de uma ala de cuidado intermediário. A equipe conta com 58 profissionais, sendo 12 médicos pediatras e neonatologistas, três cirurgiões pediátricos, seis enfermeiras, 22 técnicos de enfermagem, sete fisioterapeutas, quatro fonoaudiólogos e quatro psicólogos. “A UTI neonatal e pediátrica do HST conta com uma infraestrutura moderna, com equipamentos de última geração e equipe multiprofissional capacitada a oferecer o melhor atendimento aos recém-nascidos e crianças de Petrópolis e arredores com qualidade, segurança e conforto”, destaca o médico pediatra chefe da Unidade, Flávio Figueirinha.

UTI atenderá diversos convênios

A Unidade do HST suprirá uma grande demanda de gestantes que procura hospitais na Capital ou baixada fluminense para terem partos em segurança, devido à escassez de leitos de UTI neonatal e pediátrico não somente em Petrópolis, mas em toda a região serrana. “Petrópolis precisava muito de mais esta UTI, tendo em vista que só tínhamos uma unidade que presta serviço para o SUS no Hospital Alcides Carneiro e outra unidade da Unimed, que não interna outros convênios”, esclareceu Leonardo Menezes.

Sonho realizado

Por anos, o serviço de pediatria do Hospital Santa Teresa sonhava em poder oferecer, também, cuidados intensivos para bebês e crianças. Em 2018, por exemplo, foram realizadas mais de 120 transferências do HST para outros hospitais devido à falta da UTI. Entretanto, o sonho se tornou realidade. “A equipe da pediatria trabalhou durante anos, dando o máximo de si para dar suporte às crianças que aqui chegavam em condições mais graves, e que por diversas ocasiões tinham que ser transferidas por falta de uma estrutura adequada. Foi um grande ganho para a cidade e para o Hospital, pois abrirá portas para fazermos procedimentos da alta complexidade que não fazíamos. Não tenho dúvidas de que essa UTI será um sucesso” finalizou o Diretor Executivo do HST.

Confira como foi a inauguração:

2019.01.29



Sem Comentários

77 Visualizações

Deixe um comentário :