HST homenageia centenário de nascimento do Dr. Donato D’Angelo

Postado por admin

No dia 2 de maio, uma missa foi celebrada na Capela do Hospital Santa Teresa (RJ) em homenagem ao centenário de nascimento de um dos profissionais mais conceituados que atuaram pela Casa: Dr. Donato D’Angelo, que faleceu em abril de 2014. Sua esposa Wanda, familiares e amigos participaram da solenidade e se emocionaram ao lembrarem do médico que deixou um enorme legado para a medicina nacional e, principalmente, para a ortopedia.

“Para mim é uma recompensa, uma maravilha, o Donato se dedicou muito ao Hospital. Ele trouxe para Petrópolis a Ortopedia começando pelo Hospital Santa Teresa e nunca saiu daqui”, conta Wanda D’Angelo.

O médico foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina de Petrópolis, presidente da Sociedade Médica de Petrópolis, fundador da Sociedade Brasileira de Reumatologia, vice-presidente da Sociedade Latino-americana de Ortopedia e Traumatologia, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e muitas outras funções de destaque.

“Pude participar deste Hospital desde o meu tempo de residente, e conviver com a Ortopedia e com o professor Donato. Não tive o ensinamento técnico da ortopedia, mas pude adquirir o ensinamento médico, como pessoa e suas virtudes, que estimulou muito a minha formação. Ele foi um visionário e graças ao professor Donato o Hospital é referência em Ortopedia e pioneiro em residência ortopédica na Associação Congregação de Santa Catarina”, lembrou o diretor Técnico do HST, Márcio Veiga. Médico reconhecido nacional e internacionalmente, Dr. Donato D’Angelo foi responsável por trazer técnicas ortopédicas inovadoras para o Brasil. Foi cirurgião responsável por operações de personalidades e políticos famosos. Foi ele quem realizou a cirurgia da perna direita do cantor Roberto Carlos que possuía apenas sete anos e tornou-se amigo para toda a família, cantando no aniversário de 80 anos do médico. “O reconhecimento do Hospital Santa Teresa é de um valor inestimável para mim. É o reconhecimento de um petropolitano e de sua dedicação ao Hospital, à ortopedia e à medicina”, finalizou Wanda D’Angelo.

Fotos da missa:

2019.05.14



Sem Comentários

74 Visualizações

Deixe um comentário :