HST amplia quadro de médicos com o título de Intensivista

Postado por admin

A equipe médica de rotina da UTI São Judas Tadeu do Hospital Santa Teresa (RJ) acaba de ganhar mais dois intensivistas titulados pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Finalizaram com sucesso o processo do título os cardiologistas Bernardo Wendhausen Camargo e Eduardo Teixeira Silva.

Agora, dos seis médicos da UTI, cinco já possuem o difícil e concorrido título de intensivistas. O processo é bem difícil e exige vasta experiência na área. A primeira etapa consiste na análise curricular, cursos extracurriculares, participação em congressos e muitos outros critérios que ajudem a alcançar 100 pontos, além de oito anos ininterruptos de atuação em Unidade de Terapia Intensiva.

Após a primeira etapa, é realizada uma avaliação teórica de 90 questões. Se aprovado, o candidato ao título passa para a terceira etapa que são as provas práticas, como análise de seis casos clínicos em estações de ventilação mecânica, ultrassom, parada cardiorrespiratória e hemodinâmica.

Longo processo

“Para o médico chegar ao título é um longo caminho. Eu, por exemplo, entrei para a Terapia Intensiva em 2004, ainda como acadêmico aqui no Hospital Santa Teresa. Além da experiência na área, é importante manter-se atualizado, buscando conhecimento e novas técnicas e tudo isso é traduzido em um atendimento cada dia melhor aos nossos pacientes”, explicou o Dr. Bernardo Camargo.

Os dois novos intensivistas titulados da equipe do HST passaram por todas as etapas, que começaram em agosto e só finalizaram em novembro de 2019. Esta avaliação da AMIB é realizada somente uma vez por ano.

“O Hospital se importa com a melhoria técnica dos seus profissionais, pois não se faz time campeão se não tiver craque, mas não é só isso. Esses médicos cresceram aqui dentro, então eles conhecem toda a visão, missão e valores da Instituição e isso é o mais importante, poder reunir a técnica com os valores da Associação”, afirmou o médico Márcio Veiga, diretor Técnico do HST.

2019.12.26



1 Comentário

1.460 Visualizações

  1. Fabio Scardine disse:

    conhecem toda a visão, missão e valores da Instituição e isso é o mais importante, poder reunir a técnica com os valores da Associação.

    Parabéns HST.

Deixe um comentário :