HSL promove campanha preventiva às doenças do rim

Postado por admin

O Hospital São Luiz e o Centro de Tratamento dos Rins (CTR) promoveram, nos dias 5 e 6 de novembro, uma Campanha Preventiva relacionada ao Dia Mundial do Rim. O tema proposto para a campanha foi “O Rim Envelhece Assim Como Nós”, cujo foco maior foi a prevenção das doenças renais. Os participantes foram atendidos e orientados por uma equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que realizaram aferição da pressão arterial, bem como o teste de glicose nos moradores de Cáceres/MT.

As atividades foram organizadas pela equipe de planejamento estratégico, gerencia de enfermagem e serviço social do HSL, e contou com a participação de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e com a turma da alegria do hospital, auxiliando nas necessidades do evento durante o dia.

Os rins são responsáveis por filtrar todos os dias 180 litros de sangue do organismo de cada indivíduo. Dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Nefrologia apontam que 7,2% da população acima dos 30 anos tem demonstrado prevalência da doença renal crônica. Esse número sobe para 46% em indivíduos com mais de 64 anos. “O nosso objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados para evitar o aparecimento de doenças que provoquem insuficiência renal, como hipertensão arterial e diabetes”, comenta Luciana de Fátima da Silva, enfermeira da UTI NEO, que auxiliou a equipe organizadora.

O CTR atende em média 196 pacientes com problemas renais, que se alternam nas máquinas de filtragem de sangue durante os sete dias da semana.  A demanda está ficando cada vez maior por esse tipo de tratamento, e esse foi um dos motivos que faz dessa campanha uma arma poderosa no combate às doenças do rim.

2014.12.04



Sem Comentários

346 Visualizações

Deixe um comentário :