HSJ reforça segurança dos pacientes em Quimioterapia

Postado por admin

A conferência ao administrar medicamentos quimioterápicos é fundamental para fortalecer a segurança no tratamento de pacientes oncológicos. Por isso, a equipe de Enfermagem do Setor de Oncologia e Terapia Infusional do Hospital São José (RJ) realiza o processo de Tripla Checagem, pelo qual são conferidos três vezes os itens como o nome do paciente, o medicamento a ser infundido e a dosagem, antes de ser administrado.

 “A primeira etapa de conferência é quando recebemos a prescrição médica. Em seguida, a Farmácia nos entrega o medicamento com etiqueta, constando os dados necessários para administração, que é comparada com a prescrição para a segunda checagem. Por fim, checamos novamente esses dados antes da infusão no paciente”, explicou Alexandra Gallindo, Supervisora de Enfermagem.

Ainda para reforçar a checagem, são confeccionadas fichas com cores diferenciadas para sinalizar reações que podem ocorrer durante a quimioterapia. Esse material fica afixado na poltrona onde o paciente recebe a infusão, ao lado do suporte de soro, a fim de facilitar o acompanhamento da Enfermagem para atendimento ágil. “O projeto deu tão certo que até os pacientes conhecem as cores das fichas que recebem com a medicação”, explicou Alexandra. Confira as cores:

•             Vermelha: quimioterapia vesicante, que pode causar danos no trajeto venoso;

•             Amarela: quimioterapia que pode causar algum efeito colateral;

•             Verde água e azul claro: quimioterapia sem reações;

•             Cinza: quimioterapia que pode causar diarreia;

•             Azul: paciente precisa beber bastante líquido durante a quimioterapia, pois pode causar problema renal;

•             Roxo: quimioterapia pode causar neuropatia periférica. Segundo Paulo Bastides, Gerente de Enfermagem, a ação é simples, com baixo custo e um sucesso. “Os resultados têm sido muito positivos, tanto para o paciente, quanto para a equipe de Enfermagem. Tudo isso é fruto do trabalho em equipe com a Farmácia para administrarmos as quimioterapias com qualidade e segurança”, comenta.

2019.07.30



Sem Comentários

73 Visualizações

Deixe um comentário :