HSJ reconhece ideia de colaboradora sobre cirurgia segura

Postado por admin

Protocolos para cirurgias seguras são fundamentais para a segurança do paciente e, pensando nisso, a equipe de Enfermagem do Hospital São José (RJ) tem utilizado uma ferramenta simples, de baixo custo, mas de grande relevância para a identificação de pacientes alérgicos a qualquer tipo de substância: a touca descartável vermelha. A iniciativa surgiu do diálogo entre lideranças e colaboradores, quando a técnica de enfermagem, Andréia de Paula Augusto, sugeriu a melhoria.

“As reações alérgicas a medicamentos representam um terço das reações adversas e têm sido uma causa importante de morbidade e mortalidade. Por isso, a identificação de alergias precisa ser clara”, destacou Jonas Leite, Supervisor de Enfermagem.

“A nossa rotina é muito intensa. Atuo na recepção do Centro Cirúrgico para admitir os pacientes e ‘tive um estalo’, pois achei que precisasse de algo mais visível para sinalizar alergias. Então, pensei em aproveitar as toucas para esse fim”, disse Andréia.

A colocação da touca acontece logo na chegada do paciente ao Centro Cirúrgico, quando é realizado o checklist para admissão. Com isso, os profissionais envolvidos na cirurgia já visualizam a informação ao iniciar o procedimento, uma vez que, na maioria dos casos, a cabeça dos pacientes fica visível. Nas cirurgias de neurologia ou oftalmologia, a pulseira de identificação, bem como a comunicação verbal, ainda é essencial nesse processo. “A adesão foi muito bem vista pela equipe de enfermagem e de médicos. Inclusive, estão adotando o procedimento em outras instituições onde atuam. É importante promover esse ambiente de escuta ativa, pois ideias excelentes podem surgir diretamente da equipe. Com isso, além de fortalecer segurança do paciente, valorizamos nossos colaboradores”, completou Jonas. “Me senti muito feliz em ver minha ideia aplicada, pois pude contribuir para nosso trabalho”, comemorou Andréia.

Fotos:

2019.10.01



Sem Comentários

195 Visualizações

Deixe um comentário :