HSJ promove encontro de paciente internado com a família

Postado por admin

O que importa para você? Para Ademir da Silva, o importante é estar junto à família sempre que possível. Internado há dois meses em decorrência de um infarto, o paciente do Hospital São José (RJ) fez um pedido à Instituição, que foi prontamente atendido: passar um tempo ao ar livre no pátio do Hospital com os netos, as filhas, o cunhado e a esposa. Após verificadas as condições de saúde de Ademir, bem como as condições climáticas, o encontro ocorreu na tarde do dia 27 de março.

Marinete Antônia Diniz, esposa de Ademir, acompanhada pelo técnico de Enfermagem Tiago da Silva Lima de Souza e pela assistente social Nathana Aparecida Carvalho da Silva, foi até o setor de Internação do SUS para levá-lo até a família.

Ainda nos corredores do Hospital, a comoção dominou a esposa do paciente. “É difícil descrever o que estou sentindo. Achei muito bom o HSJ proporcionar esse momento para nós, pois ele sente muita saudade, principalmente, dos netos”, disse Marinete.

Ao encontrar os parentes, Ademir recebeu abraços emocionados e um carinho especial da neta Ana Júlia Diniz, que aguardava ansiosamente para comer seu chocolate com o avô. Renata Diniz Pinto, mãe da Ana Júlia e filha de Ademir, teve a oportunidade de ver o pai pela primeira vez após a internação, já que tem medo de entrar em Hospital. “Quando soube que ele poderia vir ao pátio do HSJ, fiquei contente, pois pude matar as saudades dele”, relatou.

Quem também participou do encontro foi a filha Rafaela Diniz Pedro, junto ao neto de Ademir, Pietro Diniz. Paulo Dálcio Diniz – o ‘cunhado do coração’, como Ademir preferiu definir – também marcou presença.

“Acredito que este tipo de iniciativa influencie positivamente na saúde dos pacientes”, ressalta o técnico de Enfermagem, Tiago de Souza.

Sobre a campanha “O que importa para você?”

Desde 2016, a ACSC aderiu à campanha internacional “What matters to you?” (O que importa para você?), realizada pela Organização Healthcare Improvement Scotland. O intuito é estimular conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes, além de aprimorar o cuidado de saúde e a assistência social, com base no que realmente importa para o paciente, contribuindo para que vivam a vida de forma mais plena. O encontro entre Ademir e a família ao ar livre é uma das iniciativas integrantes do movimento.

Ação realizada pelo HSJ ganha destaque internacional

Em junho de 2016, como parte da campanha, o Hospital São José atendeu ao pedido da paciente Maria Angélica Teixeira Costa: participar do casamento da filha, Thayana Costa.

Em parceria com o Comary Solidário, a Instituição realizou a cerimônia em seu Centro de Estudos, com a presença de Maria Angélica. O casamento foi registrado pelo canal de TV teresopolitano, TV Cidade, que disponibilizou o vídeo, à época, no Facebook. Dez meses depois, a matéria foi replicada na página oficial da campanha “What Matters to You?” na rede social, disseminando a iniciativa ao mundo todo.

2017.04.03



1 Comentário

578 Visualizações

  1. crestes disse:

    boa tarde !!

    essa iniciativa e muito boa .
    o ASJ esta de parabéns

Deixe um comentário :