HSJ alcança a marca de um mês sem nenhum tipo de infecção no CTI

Postado por admin

Depois de comemorar um mês sem Infecções do Trato Urinário (ITUs) em todos os setores de internação, o Hospital São José (RJ) tem mais um motivo para celebrar. Em março, a unidade do CTI 1 alcançou resultado expressivo para a segurança do paciente: nenhum tipo de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRA). “Discutir com as equipes sobre melhorias que podem ser feitas quando não atingimos um bom resultado é um trabalho de mudança de cultura, o que pode ter contribuído para essa conquista”, ressaltou a supervisora de Enfermagem do setor, Alexandra Carreiro. Ainda segundo a líder, isso tem sido feito periodicamente, inclusive quando os bons resultados são alcançados.

Uma série de medidas tem sido tomada pelas equipes de enfermagem buscando reduzir as infecções, trazendo conquistas frequentes. Entre as ações realizadas está o bundle (conjunto de boas práticas a serem verificadas diariamente nas UTIs para controle de infecções), promovido dentro do contexto do projeto Colaborativa do Salus Vitae da ACSC, que visa a redução em 50% das IRAS em 13 UTIs da Instituição.

Reconhecer o bom trabalho feito pela equipe é fundamental. Segundo a supervisora “é importante valorizar os bons resultados. E isso reflete na dedicação integral dos colaboradores às boas práticas no processo de cuidado do paciente. Procuro vibrar com eles a cada vitória, parabenizá-los e agradecer, pois vejo no dia a dia a preocupação e a responsabilidade de cada um”, completou. Fernanda Monteiro, Enfermeira da equipe, comemora o resultado. “A persistência leva à excelência. Ao investir em cuidado humanizado e científico, conseguimos uma assistência sem IRAs, na qual o foco será sempre o nosso paciente. É esse o caminho em que queremos permanecer”, disse.

Parte da equipe do CTI 1

2019.04.30



Sem Comentários

75 Visualizações

Deixe um comentário :