HSI realiza cirurgia com transplante de quatro órgãos

Postado por admin

O Hospital Santa Isabel (SC) recebeu quatro órgãos para transplante, numa grande operação realizada por meio do helicóptero Arcanjo-03, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Foram trazidos coração, fígado e pâncreas/rim. O coração foi conduzido pelo Arcanjo-03. Já os rins, os pâncreas e o fígado foram levados pelo helicóptero do Governado do Estado, usado para transporte do governador, mas disponibilizado para transporte de órgãos quando necessário.

As aeronaves saíram do norte de Santa Catarina e pousaram no heliponto do Hospital Santa Isabel, em Blumenau. A operação foi solicitada pela SC Transplantes, que é a central que coordena as atividades de transplantes do estado. O trajeto é de cerca de 170 quilômetros. Se fosse por terra, demoraria mais de três horas. Com o helicóptero, o percurso foi feito em 25 minutos.

Na ocasião, três pacientes já estavam internados no Hospital Santa Isabel para receber os órgãos: um homem de 54 anos, que recebeu o coração; um homem de 52 anos, que recebeu o fígado; uma mulher de 37, que recebeu o pâncreas/rim.

As informações como nome de paciente receptor, doador e cidade de origem do órgão são sigilosas, conforme Decreto nº 9.175, de 18 de outubro de 2017: Art. 52 – na hipótese de doação post mortem, será resguardada a identidade dos doadores em relação aos seus receptores e dos receptores em relação à família dos doadores. O paciente doador sofreu um acidente de trabalho no dia anterior ao transplante. Os pacientes receptores passam bem.

Em 2018, o Hospital Santa Isabel realizou 333 procedimentos de transplantes de órgãos, sendo o maior número registrado na instituição desde 1980, quando realizou o primeiro transplante na unidade – rim. O HSI foi o hospital que realizou o maior número de transplantes de fígado em 2016. Em 2017, foi eleito o melhor Hospital Transplantador de Santa Catarina. Em 2018, ficou entre os cinco hospitais que obtiveram os melhores resultados na doação de órgãos no estado.

Confira cliques dos procedimentos:

2019.07.02



Sem Comentários

23 Visualizações

Deixe um comentário :