HSI promove “Primeiro Mês Interno de Segurança do Paciente”

Postado por admin

Baseado nas seis metas internacionais de segurança do paciente instituídas pela Organização Mundial da Saúde, em parceria com a Joint Commission International, o Hospital Santa Isabel (SC) promoveu em março o Primeiro Mês Interno de Segurança do Paciente.

As seis metas compreendem: Identificação correta do paciente; Melhorar a comunicação entre profissionais da saúde; Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; Assegurar a cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; Higienizar as mãos para evitar infecções; e Reduzir o risco de queda e úlceras por pressão.

A enfermeira da Educação Continuada, Michele Mariano dos Santos, explica que a ação visa envolver todos os setores na conscientização e disseminar a cultura de segurança, baseada no dano zero: “cada semana preconizamos uma meta, pois queremos que todas sejam incorporadas, que façam parte do cotidiano dos profissionais do HSI”, afirma.

Para a primeira semana foi escolhida a meta 03, que consiste em é melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos. Os carrinhos de emergência, que possuem medicamentos de alta vigilância, passaram a ter uma etiqueta de identificação vermelha, que ajuda a chamar a atenção para que os profissionais entendam o dano que podem causar ao paciente se não os utilizarem de forma adequada. Outra melhora de grande impacto na Casa foi a implantação das Farmácias Satélites nos andares, com a função de auxiliar a equipe de enfermagem no processo de recuperação dos pacientes.

Também na primeira semana do evento, o HSI recebeu convidados especiais para a abertura, como a comitiva do programa Salus Vitae, liderada pela Diretoria Corporativa de Saúde, Medicina e Segurança do Paciente da ACSC.

2016.03.30



Sem Comentários

955 Visualizações

Deixe um comentário :