HSI participa do festival Pint of Science 2017

Postado por admin

O Hospital Santa Isabel (SC), referência em transplantes no Brasil, participou do festival Pint of Science 2017, um evento criado na Inglaterra em 2013 e que, este ano, acontecerá em 11 países, incluindo o Brasil, em Blumenau, com a participação de mais de 100 cidades para debater importantes tópicos científicos em um formato acessível ao público. A Casa foi representada pelo cirurgião Dr. José Carlos Arenhart em uma das três noites dedicadas ao evento, tendo a oportunidade de conhecer mais sobre temas que instigam a curiosidade e esclarecer dúvidas sobre vários assuntos, inclusive sobre um tabu antigo: a doação e transplante de órgãos.

A história dos transplantes no HSI começou em 1980, com as equipes de Nefrologia e de Urologia, da qual Dr. José Carlos faz parte, que idealizaram e realizaram o primeiro Transplante Renal na região.

Até 2017, mais de mil transplantes renais e de fígado já foram realizados, além dos de coração, pâncreas e córneas. O Estado de Santa Catarina tornou-se líder em doação de órgãos, ficando à frente dos demais estados do Brasil, com índices comparados a países como Estados Unidos e Espanha.

A Comissão Intra-hospitalar de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital Santa Isabel está entre as que mais realiza captações e, segundo a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos), o HSI foi o que mais transplantou fígados no Brasil, no ano passado.

Acompanhando a evolução da ciência e da tecnologia e com o intuito de divulgar a participação da instituição no festival científico Pint of Science, Dr. José Carlos Arenhart concedeu uma entrevista à apresentadora Gisele Scopel, no Programa Ver Mais, da Ric TV Record.

Confira a entrevista:

 

2017.05.15



Sem Comentários

362 Visualizações

Deixe um comentário :