HSI e FURB realizam ação de conscientização do Parkinson

Postado por admin

Uma equipe multidisciplinar, formada por médicos neurologistas e colaboradores do Hospital Santa Isabel (SC), com o apoio da FURB (Universidade de Blumenau), promoveu uma atividade de conscientização sobre o parkinson para a população, no dia 9 de abril, por meio de panfletagem e um Simpósio no Auditório do Bloco H, na Biblioteca Central da FURB.

A ação fez parte do Dia Nacional do Parkinsoniano e do Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, lembrados nos dias 04 e 11 de abril, respectivamente. Criadas em 1998 pela Organização Mundial da Saúde, as datas têm como objetivo orientar a população sobre os sintomas e o tratamento, que possibilitam uma melhor qualidade de vida para os pacientes e familiares, minimizando ou até mesmo adiando a evolução da doença.

Durante o simpósio, a equipe do Hospital abordou temas como a história da doença (Dr. João Filipe de Oliveira), sinais e sintomas (Dr. Fábio Siquineli), nutrição (Gabriel Fernando Domingos Sedrez), exercícios (André Luís Schmitt), fisioterapia e fonoaudiologia (Ana Paula Muller), dicas ao cuidador (Enfª. Graziela Della Bruna Meuer) e direitos do cidadão (assistente social Maria Aparecida Kratz Leite).

O parkinson é uma doença progressiva do sistema neurológico que afeta principalmente o cérebro. É caracterizado, principalmente, por prejudicar a coordenação motora e provocar tremores e dificuldades para caminhar e se movimentar. Se não for tratada, a doença piora até a pessoa se tornar completamente inválida. O Parkinson pode levar à deterioração de todas as funções cerebrais e à morte prematura.

2016.04.11



Sem Comentários

399 Visualizações

Deixe um comentário :