HSC realiza o XVII Fórum de Oncologia

Postado por admin

No último dia 15, foi realizada a XVII edição do Fórum de Oncologia no Hospital Santa Catarina (SP), com o tema “Atualidade e ansiedade”. A psiquiatra Dra. Juliana Gomes Pereira deu dicas sobre como os pacientes, familiares e colaboradores podem lidar com a ansiedade e as dificuldades do dia a dia. Os pacientes trouxeram o que significa ansiedade para eles e a definição, já bastante popularizada, diante da alta prevalência deste sintoma na Grande São Paulo (Andrade, 2012).

Mencionaram preocupação, aceleração do pensamento, dificuldade de relaxar e sintomas físicos como fala de ar, aperto no peito, coração disparado, tremores, sudorese, tontura, náuseas e formigamentos causados pela liberação do sistema nervoso autônomo e que, muitas vezes, levam os pacientes a pensarem que estão infartando. Quando apresentam a convicção de morte iminente, a crise de ansiedade generaliza transforma-se na Crise de Pânico, que leva o doente ao Pronto Atendimento.

“Discutimos a ansiedade existencial no tratamento oncológico relacionada ao sofrimento antecipatório acerca do prognóstico, do futuro, dos novos resultados de exames e respostas ao tratamento. Foi unânime a descrição sobre o gasto de energia e sofrimento despendidos por questão que não sabemos o que irá acontecer ou não. É possível tratar o transtorno de ansiedade generalizada e o pânico com farmacoterapia e acompanhamento psiquiátrico. Além disso, é significativa a necessidade de mudança de hábitos de vida de forma a pensar de forma mais leve, por meio da psicoterapia, racionalizar o desespero, praticar exercícios de respiração (oxigenação cerebral), praticar atividade física diária (pelo menos 2 minutos) e meditar (pelo menos 10 minutos por dia). A participação e colaboração do grupo foram fundamentais para a troca de informações. Saímos com a sensação de maior esclarecimento e motivação para vivermos melhor, valorizando o momento presente. Terminamos meditando no ambiente acolhedor que é o Jardim das Irmãs”, comenta a psiquiatra.

O encontro acontece mensalmente na Casa e é um momento de troca de experiências e reflexão sobre como lidar com os obstáculos que o tratamento do câncer traz.

Fotos do encontro:

2019.07.23



Sem Comentários

195 Visualizações

Deixe um comentário :