HSI apoia a Campanha Março Roxo em Blumenau

Postado por admin

O Hospital Santa Isabel (SC) apoiou a Campanha do Março Roxo, um mês inteiro dedicado à conscientização sobre Epilepsia em Blumenau, com a intenção de esclarecer o que é indicado fazer durante uma crise e, principalmente, acabar com o preconceito que, em pleno século XXI, assombra as pessoas que convivem com a doença.

Segundo a OMS, cerca de 50 milhões de pessoas têm epilepsia em todo mundo. A campanha enfatiza que existe tratamento para a doença e que um portador de epilepsia pode ter uma vida normal.

Desde a antiguidade se tem o mito de que a crise se trata de algo mágico, religioso, que a pessoa portadora da doença estaria possuída por alguma entidade maligna, o que gera o medo e o preconceito com aquilo que não se tem conhecimento. Membro do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel, o neurologista Dr. Guilherme Simone Mendonça ressalta que o acesso à informação é a melhor forma de eliminar o preconceito em torno dos portadores da doença.

Segundo o médico, a Epilepsia surge quando há uma interrupção da funcionalidade normal das células nervosas e, com isso, de acordo com a região do cérebro, a pessoa acaba tendo alguns sintomas como desmaio, contrações musculares rítmicas ou espasmos musculares e confusão mental. É mais normal ser diagnosticado na infância ou na idade mais avançada, mas vai depender muito do caso.

Além disso, existem dois grandes grupos, um com fator genético, que é de causa hereditária, e outro, o sintomático, que pode ser causado por um AVC, traumatismo craniano, tumores cerebrais, neurocisticercose (doença do porco), podendo gerar uma doença sintomática ou estrutural no cérebro.

A coordenadora da 3ª edição do Março Roxo Blumenau, a professora Priscila Francisca Krieger, conta que a equipe idealizadora do mês de conscientização utilizou um espaço na Tribuna da Câmara dos Vereadores de Blumenau, tendo como objetivo sensibilizar a casa legislativa e o poder executivo com relação a atenção e diagnóstico da pessoa com Epilepsia.

No dia 26 de março, data que marca o Dia Mundial de Conscientização de Epilepsia, acontecerá a Caminhada pela Epilepsia, com a concentração em frente à Prefeitura Municipal de Blumenau.

Unknown

2017.03.17



Sem Comentários

394 Visualizações

Deixe um comentário :