HSC abre exposição virtual para celebrar 100 anos da Capela

Postado por admin

Para celebrar os 100 anos da inauguração da Capela de Santa Catarina de Alexandria V.M., em 06/09/1920, o Hospital Santa Catarina (SP) lançou uma exposição on-line com objetos do acervo e cartazes que retratam fatos históricos e descrevem os destaques deste local sagrado, localizado em plena Avenida Paulista.

No último dia 14, foi realizada a bênção inaugural da exposição. Na celebração, o diretor executivo da Casa, Denilson de Santa Clara, destacou a importância da Capela na vida de quem por lá esteve: “Quantas histórias, quantas orações, quanta fé! Se estas paredes falassem, haveria uma infinidade de relatos. Nossa eterna gratidão”.

O Padre Alexandre Massariol explicou que o espaço é mais que um templo, é um local de reunião e de realizar a experiência de Deus. “A Capela deve ser o coração do nosso Hospital. É um onde passamos para agradecer, para pedir forças, para orar”, explica.

A Irmã Ângela Zanotti falou sobre a relação das Irmãs com a Capela: “Não assistimos à inauguração, mas aqui encontramos a espiritualidade. A espiritualidade não está só dentro da Capela, perpassa seus muros”. A Irmã Maria José Godoy fez um agradecimento por tudo o que lá viveu e contou: “Essa Capela faz parte da minha vida. Foi aí que recebi o hábito, os votos perpétuos e fui sacristã por alguns anos”.

As Irmãs Fátima Caputo, Augusta Novelli e Elvira Montebelo cortaram uma fita simbólica, inaugurando oficialmente a exposição. Também participaram da bênção o superintendente da ACSC, André Garcia, diretores corporativos e gestores do HSC. Todos seguindo os cuidados de segurança.

Exposição Virtual

A exposição pode ser visitada virtualmente pelo site do Hospital. Na página, é possível conhecer detalhes de obras, como os vitrais, que contam a história sobre a obra da salvação, além de obras criadas por artistas de renome internacional, como os afrescos dedicados à memória de Santa Catarina, pintados por Marco Ulgheri, artista italiano, especialista em técnicas de pintura antiga, também responsável pela exposição permanente “História da Medicina”, um conjunto de 24 placas de bronze em baixo-relevo, dispostas na fachada do hospital. Lá também se encontra o quadro em homenagem à Madre Regina Protmann, de autoria do especialista em arte sacra, Claudio Pastro, autor de pinturas, vitrais, azulejos, esculturas e outras obras religiosas, em diversos países, como Alemanha, Argentina, Bélgica, Itália e Portugal.

Assim que a retomada das atividades culturais for autorizada pelos governos Estadual e Municipal, a exposição será aberta à visitação do público, mediante a adoção das recomendações necessárias.

Clique aqui e acesse a exposição.

Confira algumas fotos:

2020.07.21



Sem Comentários

240 Visualizações

Deixe um comentário :