Hospital São José realiza primeira cirurgia de implante de marca-passo

Postado por admin

No último dia 27 aconteceu, no Hospital São José (RJ), a primeira cirurgia de implantação de marca-passo da Casa. Os médicos responsáveis pelo procedimento foram os cardiologistas Gustavo José Ventura Couto e Paulo César de Souza Santos, chefiados por Marcos Domingos Peroni Costa. A equipe realizou o procedimento em uma paciente que recebeu alta no dia seguinte.

O marca-passo cardíaco é um pequeno aparelho colocado cirurgicamente junto ao coração ou abaixo da mama, que serve para regular as batidas do coração, quando este encontra-se comprometido. O aparelho pode ser provisório, quando colocado apenas por um período para tratar alteração cardíaca, causada pelo uso excessivo de medicamentos, por exemplo, ou pode ser definitivo, quando é colocado para controlar problemas a longo prazo, como a doença do nó sinusal.

A cirurgia envolveu uma grande equipe multidisciplinar comandada pelo cardiologista Gustavo José Ventura. O procedimento levou pouco mais de 60 minutos e a paciente, que recebeu alta no dia seguinte, se recupera bem em casa. “Essa cirurgia representa para o Hospital a quebra entre o passado e o futuro. No passado, não se acreditava que o HSJ poderia realizar este tipo de procedimento e, hoje, temos a condição de ir muito mais além. Com o apoio que estamos recebendo da direção, ainda vamos realizar grandes feitos”, disse o médico.

Para o diretor executivo do HSJ, Sidnei Luis Rugeri, a realização do procedimento é um marco para a Instituição. “O sucesso da realização deste procedimento nos dá um claro sinal de que é possível inovar e desenvolver novas habilidades técnicas. Temos tecnologia de ponta e profissionais comprometidos com a nossa missão. A junção desses fatores nos permite investir em novos procedimentos que vão beneficiar diretamente a população”, destacou.

Confira fotos do procedimento:

2020.05.05



Sem Comentários

44 Visualizações

Deixe um comentário :