Hospital São José realiza primeira cirurgia de implante de marca-passo

Postado por admin

No último dia 27 aconteceu, no Hospital São José (RJ), a primeira cirurgia de implantação de marca-passo da Casa. Os médicos responsáveis pelo procedimento foram os cardiologistas Gustavo José Ventura Couto e Paulo César de Souza Santos, chefiados por Marcos Domingos Peroni Costa. A equipe realizou o procedimento em uma paciente que recebeu alta no dia seguinte.

O marca-passo cardíaco é um pequeno aparelho colocado cirurgicamente junto ao coração ou abaixo da mama, que serve para regular as batidas do coração, quando este encontra-se comprometido. O aparelho pode ser provisório, quando colocado apenas por um período para tratar alteração cardíaca, causada pelo uso excessivo de medicamentos, por exemplo, ou pode ser definitivo, quando é colocado para controlar problemas a longo prazo, como a doença do nó sinusal.

A cirurgia envolveu uma grande equipe multidisciplinar comandada pelo cardiologista Gustavo José Ventura. O procedimento levou pouco mais de 60 minutos e a paciente, que recebeu alta no dia seguinte, se recupera bem em casa. “Essa cirurgia representa para o Hospital a quebra entre o passado e o futuro. No passado, não se acreditava que o HSJ poderia realizar este tipo de procedimento e, hoje, temos a condição de ir muito mais além. Com o apoio que estamos recebendo da direção, ainda vamos realizar grandes feitos”, disse o médico.

Para o diretor executivo do HSJ, Sidnei Luis Rugeri, a realização do procedimento é um marco para a Instituição. “O sucesso da realização deste procedimento nos dá um claro sinal de que é possível inovar e desenvolver novas habilidades técnicas. Temos tecnologia de ponta e profissionais comprometidos com a nossa missão. A junção desses fatores nos permite investir em novos procedimentos que vão beneficiar diretamente a população”, destacou.

Confira fotos do procedimento:

2020.05.05



1 Comentário

139 Visualizações

  1. Jose Roberto Neder Salomao disse:

    Parabéns à diretoria do Hospital São José, na pessoa de Sidnei Luis Rugeri pelo empenho em colocar nosso Hospital na vanguarda, trazendo benefícios que antes teríamos que buscar em outras cidades.
    Me orgulho em ser colaborador desta Casa que sempre esteve à frente em prol da saúde de Teresópolis.

Deixe um comentário :