Hospital São José forma Brigada de Incêndio

Postado por admin

Em junho, a equipe do SESMT formou a Brigada de Incêndio do Hospital São José (RJ), composta por 102 colaboradores de diversas equipes, que participaram de treinamentos teóricos e práticos. Brigadas de incêndio nas empresas são fundamentais para prevenção e combate a incêndios e pânico, uma vez que permitem resposta rápida nessas ocasiões.

A iniciativa atende às Resoluções 31/2013 e 279/2005, da Secretaria da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro. Os brigadistas foram escolhidos por suas lideranças, levando em conta distribuição organizada pelo SESMT, bem como a aptidão física dos colaboradores.

No treinamento teórico, foram abordados assuntos como diferença entre fogo e incêndio, formas de propagação, aparelhos extintores e comportamento humano em locais de incêndio. “Nesses momentos, cada um acaba tendo uma reação e não sabemos o que esperar. Porém, se vocês passam pelo treinamento, já estarão mais preparados para enfrentar um evento real”, declara o instrutor Fabio Correias.

Já na parte prática, realizada em centro de treinamento no Rio de Janeiro, os brigadistas puderam simular situações de combate a incêndio e primeiros socorros, aplicando técnicas com aparelhos extintores e transporte de vítimas, por exemplo. Para Anderson Salomão, brigadista e colaborador da Engenharia Clínica, o conhecimento adquirido não será usado apenas no trabalho. “Me agregou muito, pois além de me preparar para essa atividade, posso utilizá-los na vida pessoal”.

“Todos os colaboradores apresentaram enorme interesse pelo treinamento, pois os conteúdos os prepararam para situações diversas que podem acontecer em qualquer lugar. Com isso, eles terão uma postura diferenciada na tomada de decisões nessas ocasiões”, reforça Gabriel Daflon, técnico de Segurança do Trabalho e organizador do treinamento.

Passada essa etapa, a equipe já está apta para atuar como Brigada de Incêndio. Além dessa iniciativa, o SESMT atua em outras frentes para prevenir esses incidentes. “Realizamos ações contínuas, como controle dos equipamentos de combate a incêndio, manutenção dos sistemas de hidrantes e sprinklers e inspeções diárias para evitar obstruções de acesso aos equipamentos e saídas de emergência”, completa Tiago Simas, engenheiro de Segurança do Trabalho.

Confira fotos:

2019.07.16



Sem Comentários

124 Visualizações

Deixe um comentário :