Hospital Santa Teresa inaugura 2º Hemodinâmica

Postado por admin

Já está em funcionamento a 2º Hemodinâmica do Hospital Santa Teresa (HST), que pertencente à Associação Congregação de Santa Cantarina (ACSC), com capacidade para a realização de procedimentos de alta complexidade minimamente invasivos. O novo investimento ampliará os atendimentos à pacientes da Cardiologia, Neurocirurgia e Cirurgia Vascular do Município. Com a nova tecnologia, diminui-se o trauma cirúrgico, evitando as grandes incisões e as cicatrizes. Com isso, reduz-se o tempo cirúrgico e o tempo de internação.

Com a nova Hemodinâmica, o HST se destaca entre os cinco hospitais do Rio de Janeiro que oferecem um equipamento de alta precisão e tecnologia em benefício da saúde.

“Esse equipamento é um dos mais modernos do mercado e é voltado para atender as necessidades das nossas principais especialidades: cardiologia, vascular e neurocirurgia. A qualidade da imagem proporciona a diminuição do uso de contraste e com relação à exposição de radiação, diminui em 30% em comparação com as outras maquinas, o que garante mais segurança e precisão nos procedimentos para médicos, enfermeiros e pacientes.”, explicou Vinícius de Oliveira, Diretor Executivo do Hospital Santa Teresa.

 A avaliação médica: Os benefícios do novo equipamento:

 O setor de Hemodinâmica do HST realizou mais de 9000 procedimentos de alta complexidade só na área de cardiologia e vem se tornando referência também nas neurocirurgias endovasculares. Para o chefe da Neurocirurgia do HST, Orlando Maia, com a 2º Hemodinâmica, é possível potencializar a realização desta técnica que permite o tratamento de doenças arteriais e venosas.

“Durante muitos anos os pacientes portadores de aneurisma cerebral só podiam tratar-se através de cirurgia convencional. Já no final da década de 80 e começo de 90, surge à neurocirurgia endovascular. O procedimento é feito mais comumente pelo cateterismo (punção) dos vasos ou ainda pequenas incisões cirúrgicas, preferencialmente na virilha (acesso femoral) ou no membro superior, sob anestesia local. Com a técnica diminui-se o tempo de internação e proporciona uma recuperação mais rápida.”, explicou.

Nos tratamentos Vasculares, o Angiologista e Cirurgião Vascular, José Eduardo Costa Filho, comentou que a qualidade das imagens produzidas pela nova máquina garante mais precisão nos procedimentos.

“Este novo aparelho é um dos mais modernos existentes no mercado, em que a qualidade de imagem é muito superior, com mais nitidez, através de um detector plano de imagens 100% digitais. Com isso, conseguimos avaliar em detalhes os vasos e suas lesões a serem tratadas. E os softwares modernos, como a angiografia rotacional 3D, permitem a reconstrução de imagens em 3D com maior ganho de detalhes e redução da emissão de radiação e do uso de contrastes.”, avaliou.

 De acordo com o médico cardiologista e hemodinamicista, chefe da Hemodinâmica do Hospital Santa Teresa, Dr. João Alexandre Rezende Assad, com a implantação da 2º Hemodinâmica a população se beneficia ainda, com a diminuição do tempo de espera para a realização dos procedimentos.

“A presença da 2º Hemodinâmica irá aumentar o número de atendimentos como também acelerar o agendamento para exames de Cateterismo cardíaco e Angioplastia. E trará mais segurança aos serviços que não precisarão parar os atendimentos, caso o outro aparelho esteja em manutenção, o que é extremamente importante, principalmente nos casos de urgência.”, finaliza.

2014.03.28



Sem Comentários

634 Visualizações

Deixe um comentário :