Hospital Santa Teresa forma primeira turma de Residentes em Cirurgia Geral

Postado por admin

O dia 28 de fevereiro de 2018 entrou para a história do Hospital Santa Teresa (RJ): nesse dia aconteceu a formatura da 1ª Turma de Residência em Cirurgia Geral da centenária instituição, que completa 142 anos no próximo dia 12 de março. Os novos cirurgiões, Ítalo Guariz Ferreira e Ciro Belitardo Galvão de Carvalho celebraram com familiares, médicos, professores e convidados no Salão Nobre do HST.

Emocionada, a mãe de Ciro, Sra. Joserita Carvalho, confessou: “Eu sempre me emociono. É um degrau muito importante na vida dele. A cada degrau ele está alcançado o sonho dele, os objetivos. A gente fica feliz que ele tenha sido acolhido aqui, no lugar que ele escolheu para estudar e fazer a residência dele. Eu fico muito feliz”, disse após a celebração da missa em homenagem aos formandos.

Em seguida os presentes se dirigiram ao Salão Nobre para a cerimônia de entrega dos diplomas. Os formandos, Ciro e Ítalo, são os pioneiros na residência em Cirurgia Geral que está sob o comando do experiente cirurgião Vinícius Brasil. Médicos chefes de equipes do HST estiveram presentes e homenagearam o feito dos novos companheiros de profissão e o sucesso do programa de residência.

Os novos cirurgiões

Emocionados e felizes, Ciro e Ítalo destacaram alguns pontos importantes após os anos de residência realizados no Hospital. “Foi um momento único na minha vida e fazer residência aqui nos proporcionou uma experiência muito boa”, disse Ítalo. Ciro dividiu a vitória com todos da Associação Congregação de Santa Catarina, mantenedora do HST: “é realmente um momento muito especial para nós, mas também para a Congregação. Foi uma vitória conseguir uma residência dentro de uma congregação que tem um nome tão poderoso, e nós fomos os pioneiros nisso. Encontramos dificuldades como encontraríamos em qualquer lugar, mas sempre tivemos o amparo e a atenção de todos: da enfermagem, das irmãs e dos nossos preceptores. É o momento que a gente vai sair e vai ao mercado com a certeza de uma boa formação”, afirmou.

Chancela do Hospital Santa Teresa

O cuidado focado no paciente, marca registrada do Hospital, foi um dos destaques e o ponto de convergência no discurso dos novos cirurgiões, que também salientaram a experiência adquirida nos últimos anos. “Pudemos dar a atenção ao paciente com uma qualidade muito superior a muitos hospitais no Brasil. Além disso, tivemos a oportunidade de fazer um número considerável de procedimentos cirúrgicos, comparável a qualquer grande hospital nacional. Isso me deixou muito feliz, aproveitei muito. Com certeza o programa de residência de cirurgia geral se consolidará e terá muito sucesso”, revelou Ítalo.

Ciro também destacou o carinho e o cuidado com os pacientes como um de seus aprendizados ao longo dos anos em que esteve no HST: “a congregação nos ensinou muito a acolher os pacientes, a tratar de forma diferenciada, única, sempre prezando pelo paciente, sempre tentando ser o mais eficiente possível. É uma grande vitória para nós podermos estar nesta instituição e falar que temos uma formação dentro dela, e ainda poder falar do tanto que ela nos ensinou. Tenho certeza que todos que estiveram conosco aprenderam, mas nós aprendemos muito mais”, explicou.

Para o coordenador do Programa de Residência em Cirurgia Geral, Vinícius Brasil, esta marca do Hospital Santa Teresa é um dos principais pontos que deve ser passado para os estudantes, pois é o grande diferencial da Instituição. “A minha missão aqui é essa. Para o médico não há missão melhor que cuidar de alguém e dar cuidado, dividir o que você tem. Pode não ser um remédio: pode ser um carinho, uma atenção. Fazer com a chancela, com a qualidade do Santa Teresa, para que seja algo que fique para a vida dos residentes. Para nós, literalmente, é um marco. Estamos subindo degraus, um após o outro, construindo uma casa sólida, com tijolos fortes e com pessoas melhores para o mundo, para os pacientes e para suas famílias”, explicou Vinícius Brasil.

2018.03.06



Sem Comentários

916 Visualizações

Deixe um comentário :