Hospital Santa Isabel realiza sua 100ª cirurgia robótica

Postado por admin

O Hospital Santa Isabel (SC) chegou, na última semana, à marca de 100 cirurgias robóticas realizadas. Um paciente de 76 anos realizou o procedimento de herniorrafia inguinal bilateral, para tratar um tipo de hérnia na região da virilha que causa bastante dor. A cirurgia foi realizada pelo Dr. Pedro de Abreu Trauczynski, cirurgião geral e coordenador do Programa de Robótica do HSI.

Lançado em junho de 2019, o Programa foi o primeiro e segue sendo o único do estado de Santa Catarina. Blumenau foi a segunda cidade não-capital do Brasil a contar com essa tecnologia e hoje atende pacientes oriundos de vários municípios catarinenses e de estados vizinhos. Os procedimentos robóticos mais procurados são para tratamento de problemas urológicos, ginecológicos e cirurgia geral. Outras especialidades que fazem uso do robô-cirurgião são a cirurgia digestiva, bariátrica e torácica, além de procedimentos complexos de hérnias de parede abdominal.

Outros profissionais do Hospital Santa Isabel também estão sendo habilitados para utilizar a tecnologia. Após um treinamento específico, médicos de diferentes especialidades se tornam aptos a operar o robô, que é do modelo Da Vinci Si, um dos mais modernos do mercado.

Considerada o futuro da medicina, a cirurgia robótica permite a realização de procedimentos com movimentos precisos e seguros, mesmo nas menores cavidades do corpo humano, garantindo uma cirurgia menos invasiva, com menor dor e recuperação mais rápida no pós-operatório. A tecnologia é conduzida por uma equipe de cirurgiões credenciados, enfermeiros, anestesistas e instrumentadores cirúrgicos, que agregam à sua técnica habitual a precisão das imagens em 3D que o equipamento fornece, assim como os filtros de movimento preciso dos “braços” do robô.

Dr. Pedro durante cirurgia robótica

2020.11.03



Sem Comentários

719 Visualizações

Deixe um comentário :