Hospital Santa Isabel completa 107 anos

Postado por admin

A busca incessante pela qualidade nos serviços prestados aos pacientes é a referência do Hospital Santa Isabel (SC), na Cidade de Blumenau. Desde a sua fundação, em 4 de outubro de 1909, por meio da iniciativa e o esforço das Irmãs da Divina Providência, a Casa oferece aos pacientes o que existe de melhor, em todos os níveis do atendimento médico-assistencial.

Com uma equipe formada por mais de mil profissionais altamente especializados, o Hospital é reconhecido pelos serviços de saúde prestados à população e pela forma humana no cuidado com as pessoas.

Em 2015, o HSI passou a ser administrado pela Associação Congregação de Santa Catarina, por meio de acordo operacional firmado entre as Instituições, e aí uma nova página foi iniciada em sua história.

Como tudo começou

A trajetória do Hospital Santa Isabel teve início em 1895, em um quarto localizado nas dependências do Colégio Sagrada Família. O espaço passou a ser insuficiente devido à chegada de cada vez mais doentes. Com o intuito de ampliar a área de atendimento, as Irmãs passaram a utilizar uma casa ao lado do colégio, que foi reformada e logo construíram uma sala de cirurgia. Em 1916, o local foi ampliado, sendo a nova sede inaugurada com uma grande festa, envolvendo toda a comunidade.

O Santa Isabel hoje

Atualmente, a Casa atende 44 especialidades médicas em uma área de mais de 28 mil m² e 260 leitos, sendo 28 leitos reservados às UTI’s (Geral e Coronariana). Todos os pacientes recebem atenção integrada de uma equipe formada por 1.090 colaboradores, 361 médicos no corpo clínico e mais de 100 profissionais terceirizados. A Instituição dispõe, também, do suporte de um heliponto, único da região, devidamente homologado e registrado na aeronáutica, suportando aeronaves de até seis toneladas.

Homenagem aos colaboradores

Para comemorar o aniversário da Casa, a direção organizou uma missa de Ação de Graças na Capela, no dia 04 de outubro. Os celebrantes foram o Bispo Dom Rafael Biernarski e o Vigário Paroquial da Catedral São Paulo Apóstolo, Padre Marcos Valentin Nerone. A cerimônia contou também com a presença de uma equipe de canto e violão formada pelos próprios colaboradores que, por meio de lindas canções, surpreenderam com talento.

Após a cerimônia, o HSI prestou uma homenagem aos colaboradores que estão completando 45, 35, 25, 20, 15 e 10 anos de casa neste ano. Cada homenageado recebeu dos diretores um “anjo de vidro”, peça simbólica que exprime a fragilidade da vida, representada pelo vidro e a energia divina representada pelo anjo, pois nesses anos de dedicação, os colaboradores contribuíram para salvar muitas vidas e dar esperança a tantas outras levando dignidade e amenizando o sofrimento de pacientes e acompanhantes.

2016.10.10



Sem Comentários

656 Visualizações

Deixe um comentário :