Hospital Estadual Central realiza I Simpósio de Lesões de Pele

Postado por admin

O Hospital Estadual Central (ES) realizou, no dia 13 de novembro, o I Simpósio de Lesões de Pele. O evento aconteceu no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira, Vitória (ES). A segurança do paciente, que foca no desenvolvimento de práticas para eliminação de riscos na assistência em saúde, foi o tema da primeira palestra do dia. A médica do setor de Qualidade e Núcleo de Segurança do Paciente do HEC, Cristiana Costa Gomes, abordou o assunto relacionando-o ao atual momento das lesões de pele tratadas na instituição e o que vem pela frente.

Na sequência, a gerente de Enfermagem do Hospital, Samia Varejão, falou um pouco sobre a Comissão de Estudos e Avaliação de Pele (CEAP). Desde 2010, esse comitê trabalha atividades educativas com foco no indivíduo, na família e na comunidade, colaborando para a redução ou eliminação dos fatores que levam o paciente a desenvolver lesões de pele.

A visão do paciente sobre o tratamento também é valorizada no HEC, que proporcionou ao jovem Eliab da Silva Santos, de 19 anos, a oportunidade de dividir sua história com a plateia. Ele contou sobre o longo período para tratar a lesão profunda que possuía e como foi importante participar ativamente desse momento.

A nutrição é outro fator importante que interfere na cicatrização de lesões de pele e o assunto foi discutido pela médica nutróloga Gilmaria Millere Tavares. Já o manejo de feridas crônicas foi abordado pelo médico infectologista Bil Bassetti, que atua no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HEC.

Para completar, a enfermeira estomaterapeuta Mariana Guillen saiu de Belo Horizonte para compor o time de profissionais. Ela apresentou as palestras “Dermatite associada à incontinência e lesão por pressão – O desafio do diagnóstico diferencial” e “Lesões de pele associadas à umidade – MASD: conceito, prevenção e tratamento”, encerrando o evento com chave de ouro.

Fotos do evento:

2019.11.19



Sem Comentários

32 Visualizações

Deixe um comentário :